Matéria / Educacao

Primeira professora de Picos será a homenageada da VI edição do SaLiVaG

SaLiVaG 2018

31/10/2018 | Edivan Araujo
Momento do SaLiVaG 2018 / Foto: Ascom

A professora Ricardina de Castro Neiva, uma das primeiras professoras a lecionar nas escolas de Picos, vai ser a homenageada nesta edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas, SaLiVaG 2018, pelos relevantes serviços prestados à educação do município.

De acordo com a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, o nome surgiu a partir de uma avaliação sobre a contribuição que a professora deu à educação e à cultura de Picos. “Nos reunimos com o prefeito de Picos, Padre Walmir, e com os coordenadores da secretaria e todos foram unânimes em escolher a professora Ricardina, pelos serviços prestados para a educação da cidade. Ficamos felizes e acreditamos que, assim como as edições anteriores, é um nome grande e digno para receber essa homenagem”. Destacou a secretária.

Para o neto da homenageada, o advogado Expedito Neiva, a escolha da Prefeitura é o reconhecimento de uma vida dedicada á docência. “Recebemos, minha família e eu, com viva alegria a informação da homenagem prestada à memória de minha avó, a professora Ricardina Neiva. Trata-se, a meu ver, de justa homenagem à trajetória e história de uma baluarte da educação em nossa cidade. Enfim, nos sentimos agradecidos e lisonjeados com a notícia em referência”. Lembrou o advogado.

O advogado Expedito Neiva e o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima.

Idealizado pelo então secretário de Educação Pe. Walmir Lima, o primeiro salão do livro homenageou o escritor Fontes Ibiapina, em 2013. Hoje, prefeito de Picos, ele ressalta que a proposta do evento é valorizar as pessoas que contribuíram para a cultura e educação do município. “É uma preocupação nossa sempre fazer a homenagem a pessoas que colaboraram prestando serviços ao povo de Picos e região. Estamos felizes com a escolha dessa edição, e não temos dúvida, vai ser um sucesso”. Ressalta.

O Salão do Livros do Vale do Guaribas é realizado com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições e já faz parte do calendário do município. O evento, que está previsto para acontecer do dia 28 de novembro até o dia 02 de dezembro, está em sua 6° edição e traz uma novidade para este ano, o primeiro soletrando das escolas municipais de Picos.

As 30 escolas do Fundamental II estão trabalhando desde o mês de maio deste ano o projeto em sala de aula. Um dos palestrantes já confirmados é o professor de língua portuguesa, Sérgio Nogueira, ele é conhecido em todo Brasil por ter participado do quadro no programa Luciano Huck.

 

Fonte: Ascom

Facebook