Matéria / Cidades

Diocese de Picos realiza Assembleia de Pastoral

O encontro reuniu o bispo, padres, religiosas, seminaristas, leigos e representantes das diversas pastorais

12/11/2018 | Edivan Araujo
Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos. / Foto: Reprodução Pascom

Com o objetivo de avaliar a Caminhada Pastoral do ano de 2018, propor e decidir caminhos para a ação evangelizadora, a Diocese de Picos se reuniu em Assembleia Pastoral nos dias 9 e 11 de novembro deste ano de 2018. Encontro aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano - CTD, em Picos.

O evento reuniu o bispo diocesano, padres, religiosas, seminaristas e leigos e leigas representantes das diversas pastorais, movimentos leigos e associações religiosas de todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. Com uma programação cheia de atividades, a assembleia foi norteada pelo o tema “Igreja missionária comprometida com os pobres e sofredores da sociedade”.

Durante o encontro dom Plínio José fez uma explanação sobre os encaminhamentos das proposições da 14ª da Romaria da Terra e da Água ao Governo do Estado do Piauí e as cinco proposta priorizadas encaminhadas através da Secretaria de Planejamento (SPLAN).

Revisar a lei de regularização fundiária de forma participativa; levantar, mapear e visitar as comunidades com mais conflitos: mineração, eólica, Transnordestina, Fronteiras (prioridade em fronteiras); realizar encontros com as empresas que atuam nos territórios; organizar e capacitar grupos para fomentar a produção de sementes crioulas e levantar a situação do para captação de recursos para construir modelo/política de convivência no semiárido.

Durante a Assembleia aconteceram as votações para eleição dos coordenadores das comissões pastorais.

Fonte: Jornal de Picos

Facebook