Matéria / Educacao

SEME lança o "VI SaLiVag" de Picos

O evento acontecerá de 28 de novembro a 02 de dezembro na cidade de Picos

12/11/2018 | Edivan Araujo
Autoridades participam do lançamento do VI SaLiVag / Fotos: AgoraED

Aconteceu na noite desta segunda-feira (12) a solenidade de lançamento da “VI Edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas”, evento que foi realizado no Rotary Club de Picos, onde diversas autoridades municipais participaram, dentre elas, o Cel. Marcus Bastos Lopes comandante do 3º BEC, Rivaldo Cipriano presidente do Rotary Clube de Picos, Ivete Rego representando as diretoras da rede municipal de ensino, a professora Joana Barbosa representando o setor de coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Dr. Júnior Santos, Secretário Municipal de Saúde, vereador Evandro Paturi representando a Câmara Municipal, a Secretária de Educação e anfitriã Rosilene Monteiro, o prefeito de Picos Padre José Walmir de Lima, o neto da professora homenageada Ricardina de Castro Neiva o advogado Dr. Expedito Neiva, além familiares da mesma e convidados.

O Salão do Livros do Vale do Guaribas é realizado com feira de livros, palestras, apresentações culturais, Circo das Letras e exposições e já faz parte do calendário do município. O evento, que está previsto para acontecer do dia 28 de novembro ao dia 02 de dezembro, traz uma novidade para este ano, o primeiro soletrando das escolas municipais de Picos.

Segundo informou a secretária Rosilene Monteiro, desde o mês de maio 30 escolas do Fundamental II estão trabalhando, dentro de sala de aula, o projeto Soletrando nas escolas, com 5 livros relacionados à competição, aonde no dia (02) será conhecido o grande vencedor, e isso é mais uma etapa das conquistas do "VI SaLiVag", informou a secretária.

Secretária de Educação de Picos Rosilene Monteiro

Ainda de acordo com a gestora, uma outra novidade desta edição é o projeto da Academia Municipal Estudantil de Letras de Picos, Amelp, onde 50 alunos de 5 escolas vão apresentar trabalhos realizados ao longo do ano, o que mostro que os projetos que vem sendo trabalhados ao longo do ano estão dando resultados.

“Esta edição é muito especial para nós, pelos projetos que estamos desenvolvendo ao longo do ano. São projetos que incentivam a leitura e a aprendizagem de nossos alunos. E estamos felizes, vai ser um grande evento, não tenho dúvida”. Lembrou a Secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro.

O prefeito Padre Walmir Lima lembrou da realização do I SaliVag onde trabalhou a ideia e levou ao prefeito daquela época Kleber Eulálio hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, aonde ele o atual gestor era secretário municipal de Educação e fez com que acontecesse e que hoje é uma realidade.

Prefeito Padre Walmir Lima

O prefeito lembrou que nos anos anteriores o evento foi realizado no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Picos, e que agora nesse ano será mudado de local, vai acontecer Piauí Shopping de 28 de novembro a 02 de dezembro. 

Para o Dr. Expedito Neiva é uma honra ter a sua avó como a grande homenageada nesta “VI Edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas”, pois como professora ela deixou um legado na educação picoense que ainda hoje serve como referência, e que toda a família está bastante satisfeita com a escolha.

Dr. Expedito Neiva

“Para nós da família isso é motivo de orgulho em saber que minha avó que dedicou sua vida a educação desse município e por que não dizer, deste estado, hoje receber com tamanha honra um evento dessa magnitude, isso nos deixa muito satisfeito e realizados”, frisou ele.

Ainda durante o lançamento do "VI SaLiVag" Dr. Expedito Neiva narrou toda a história da homenageada contando desde sua chegada à cidade de Picos, bem como o trabalho que a mesma exerceu como professora durante toda sua vida.

  

 

Facebook