Matéria / Cidades

Prefeitura municipal de Bocaina realiza palestras na semana do bebê

Através da secretaria de saúde do município, responsável por realizar o evento, foram feitas diversas palestras sobre a criança em seus primeiros estágios de vida.

14/11/2018 | Edivan Araujo
III Semana do Bebê de Bocaina. / Fotos: Studio2

Com programação para dois de dias de evento a secretaria de saúde com parceria entre a secretaria de assitência social e o CRAS realizaram na câmara de vereadores de Bocaina a III Semana do Bebê: Todos juntos pela primeira infância, onde foram realizadas quatro palestras, intercaladas nos dias 12 e 13 voltadas aos primeiros estágios de vida do bebê.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação do município Dra. Fátima Sá que foi representando o prefeito Dr. Erivelto Sá Barros, o vereador Tonico representado o vice-prefeito Teodoro João Simão, a Srta.  Luana Gondim representando a Secretaria de Assistência Social e o CRAS, a diretora da escola Zezé Leal Sra. Maria Alvenir, os Secretários de Esporte, do Meio Ambiente e o Presidente do Conselho Tutelar.

No dia 12, houveram as palestras com a Dra. Luciana Leal Gomes de Macêdo, nutricionista da secretaria de saúde de Bocaina, o tema: Aleitamento materno exclusivo e com a Dra. Anaita de Sousa Ronha Neta, fisioterapeuta da secretaria de saúde de Bocaina, com o tema: Desenvolvimento motor da criança.

No dia 13, tiveram as palestras com mais três profissionais da área da saúde sendo elas, Dra. Luciana Leal Gomes de Macêdo, nutricionista da secretaria de saúde de Bocaina, o tema: Aleitamento materno e alimentação complementar, com a Enf. Rosa Dantas da Conceição, coordenadora do SAMU de Bocaina, com o tema: Primeiros socorros para crianças e a Psicol. Anne Caroline Gomes Moura, psicóloga da secretaria de saúde de Bocaina, com o tema: Desenvolvimento Psicológico da criança na primeira infância.

Segundo o secretário de saúde do município, Edilberto Dantas, a primeira infância vai até os seis primeiros anos de vida que são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades.

“A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, frisou.

Segundo o UNICEF, criador deste projeto, a proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook