Matéria / Geral

Quase 80% da população está em idade para trabalhar no Piauí, diz IBGE

Taxa de desocupação diminui e 11 mil piauienses voltam a trabalhar

04/12/2018 | Edivan Araujo
As informações constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua). / Foto: Reprodução

Dados divulgados pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 79% dos piauienses com idade acima de 14 anos teriam condições legais de participar do mercado de trabalho. A população estimada para o terceiro trimestre de 2018 no Piauí é de 3.227.000 pessoas, destas 2.566.000 estão aptas ao trabalho. As informações constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua).

Segundo o IBGE, essas pessoas estão disponíveis no mercado de trabalho para exercer uma ocupação que gere um rendimento para sua subsistência. A ocupação pode ser como empregado no setor público ou no setor privado da economia (com ou sem carteira assinada), como empregador (com ou sem registro no CNPJ), por conta própria (com ou sem registro no CNPJ), ou ainda como trabalhador familiar auxiliar.

De acordo com o IBGE, dos 2.566.000, apenas 1.436.000 estão inclusos na chamada "força de trabalho, o que equivale a 56% da população em idade de trabalhar. O restante (44%), por algum motivo, não foram ao mercado buscar uma ocupação remunerada. 

Taxa de desocupação diminui e 11 mil piauienses voltam a trabalhar.

Emprego

A pesquisa mostra ainda que, no 3 trimestre de 2018 ,houve um aumento da ocupação no Piauí com destaque para emprego no setor privado da economia, sem carteira assinada, que cresceu 9,1%, gerando 17 mil novos postos de trabalho. No setor da economia representado pelas pessoas que trabalham por conta própria, registrou-se uma elevação de 6,3%, com cerca de 24 mil pessoas passando a obter uma renda através da oferta de seus serviços no mercado. Entretanto, a maioria dessas pessoas, cerca de 92%, encontrou ocupação na informalidade, sem registro de seu trabalho no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Fonte: Cidade Verde
Com informações do IBGE

Facebook