Matéria / Educacao

Seduc entrega primeira versão do currículo escolar do Piauí

A solenidade acontece a partir das 15h, na sede do Conselho Estadual de Educação.

06/12/2018 | Edivan Araujo
Secretaria de Educação do Estado do Piauí. / Foto: Reprodução

A primeira versão do currículo estadual para a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Piauí está pronta e será entregue nesta quinta-feira (06) ao Conselho Estadual de Educação para homologação. A solenidade acontece a partir das 15h, na sede do conselho.

A proposta curricular do Estado do Piauí nasceu da necessidade de implementar as orientações pedagógicas às diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aprovada pelo Ministério da Educação em 2017. A Base é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todas as crianças e todos (as) os (as) adolescentes têm direito durante a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nesse sentido, a BNCC passa a ser uma referência nacional e obrigatória para a construção e/ou adequação dos Documentos Curriculares e propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino e das escolas em todo o Brasil.

Com base nesse documento, foram instauradas as equipes ProBNCC, responsáveis pela implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo o território nacional. No Piauí, essa equipe foi composta com professores (as) especialistas nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com a responsabilidade de conduzir o processo de construção do Documento Curricular Referencial do Piauí, em um regime de colaboração que envolve o Estado e os Municípios.

A coordenadora de Etapa da BNCC pela Seduc, Marília Aragão, destaca que o novo currículo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), com apoio do MEC e da Fundação Lemann.

"Foram mobilizados os 224 municípios piauienses, identificando quais já tinham propostas curriculares ou matrizes de conteúdo. Foram analisados os textos introdutórios, o organizador curricular da BNCC nas áreas do conhecimento e dos componentes curriculares com as equipes de especialistas de vários municípios e instituições, a partir do trabalho dos coordenadores e redatores para elaboração da versão preliminar de currículo próprio do Piauí ", explica.

O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, participa da solenidade de entrega da versão 1 do currículo, que foi finalizada consulta púbica em plataforma online com. A consulta foi realizada no período de 24/09 a 18/11, com mais de 2 mil acessos e 9 mil contribuições. A versão 1 teve mais de 80% de aprovação em todos os componentes.

Com vistas a dar continuidade nas ações de acompanhar, coordenar e implementar de forma articulada o estudo do currículo do Piauí nas escolas, os coordenadores regionais municipais de currículo participaram na última segunda-feira (03) de reunião técnica de apresentação do relatório consolidado das contribuições, cronograma de atividades para 2019 e por fim avaliar as etapas e fazer as possíveis alterações.

A reunião aconteceu no auditório da APPM deram o aval para versão 1 do currículo que será o referencial para as propostas pedagógicas das escolas do Piauí em 2019, com formação continuada já com a nova versão.

Fonte: Cidade Verde

Facebook