Matéria / Cidades

Fuga de presos da penitenciária de Picos é boato

Comandante do 4º BPM desmentiu a informação que circula nas redes sociais

09/01/2019 | Edivan Araujo
Penitenciaria José de Deus Barros. / Foto: Reprodução

Foram necessários apenas oito dias em 2019 para que surgisse a primeira Fake News do ano na cidade de Picos. Desde a tarde desta última terça-feira (08), circula nas redes sociais, em especial no Whats App, a notícia falsa de que 18 detentos fugiram da Penitenciária José de Deus Barros. Em alguns casos a mensagem vem acompanhada de um vídeo em que mostra várias viaturas da Força Nacional, transitando no município picoense.

O texto, com inúmeros erros de ortografia, diz que a fuga aconteceu durante a madrugada depois que os detentos fizeram um buraco em uma parede lateral da unidade prisional. Na mensagem consta que a polícia militar já está em diligência a procura dos fugitivos e teria inclusive pedido reforços. A Fake News diz ainda que um dos presos que conseguiu fugir, identificado como “Pirainha”, era autor de sete homicídios contra mulheres, além de estuprador.

Para a maior parte das pessoas chegou apenas a mensagem de texto. Mas em alguns grupos de Whats App ela veio acompanhada de uma vídeo que mostra a passagem de um comboio de viaturas da Força Nacional pela Avenida Deputado Sá Urtiga, no bairro Bomba. Nossa reportagem checou e constatou que na verdade esses policiais estavam apenas de passagem por Picos vindos de Teresina com destino a Fortaleza onde vão ajudar as forças de segurança pública a combater os atos violentos que ocorrem na capital e interior do Ceará há mais de um semana.

O Comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente-coronel, Edwaldo Viana, confirmou que se trata de um boato a notícia de que detentos conseguiram fugir da Penitenciária José de Deus Barros. “Fake News. É bom ver a veracidade da notícia antes de replicar. Isso é coisa séria”, alertou Edwaldo Viana.

Nossa reportagem tentou por diversas vezes entrar em contato, por telefone, com o Diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, mas ele não atendeu nem retornou as nossas ligações. No entanto, na tarde de ontem, em conversa com a produção da TV Picos Canal 13, ele já havia desmentido a informação. “É mentira”, disse.

Confira a mensagem falsa:   

“Nesta madruga  bandidos do presídio de picos PI abriram um  buraco na lateral do presídio q da asceso ao matagal e fugiram 18 bandidos polícia de picos Pi esta aprocura pedimos reforso pois muito cuidado badidos muitos perigosos pois um dos conhecido como pirainha era um dos mais perigosos são só 7 mortes nas costas muito cuidado gente ele chegava nas mulheres de mancinho  conquistava a mulher estrupava e depois matava ... Aviza pros demais grupos pois picos esta muito perigoso entre cidades vizinhas”.

Portal O Povo

Facebook