Matéria / Educacao

Gestão do Padre Walmir diminui em 38,6% turmas multisseriadas em Picos

O prefeito tem feito um trabalho junto a secretária para garantir uma educação com maior qualidade.

21/02/2019 | Edivan Araujo
Imagem:Reprodução / Foto: Ascom

O ano de 2012 encerrou com um número preocupante de turmas multisseriadas nas escolas municipais de Picos. Em janeiro de 2013 ao assumir a pasta como secretário de educação Padre Walmir, hoje prefeito de Picos, visitou as escolas que possuíam essa modalidade de ensino, fez um levantamento e constatou que havia 70 classes com a modalidade nas escolas.

“Nós, ao assumirmos a pasta, fizemos um levantamento das turmas multisseriadas nas escolas de Picos, e ficamos preocupados com a realidade que encontramos na época. Havia 70 turmas, então sentamos com nossos coordenadores, nos reunimos com pais e comunidade escolar na tentativa de mudar esse quadro”. Pontuou o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima.

Essa modalidade é uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com diferentes séries do Ensino Fundamental, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. Hoje o município possui 43 turmas multisseriadas, uma diminuição de 38,6%.

A supervisora de ensino, Roseli Moura Luz, ressalta que a secretaria trabalha para diminuir ainda mais esse número. “Nós entendemos que há um enorme prejuízo para a educação, tanto para alunos quanto professores. Mas também entendo que não há possibilidade de manter um professor em sala de aula com 3 ou 4 alunos, então para nós é um desafio que estamos enfrentando todo ano, e já conseguimos diminuir muito”. Lembrou a supervisora.

“Como forma de mudar essa realidade nós propormos que algumas escolas fossem nucleadas, com isso conseguimos modificar um pouco essa realidade, estamos trabalhando para diminuir ainda mais esse número”. Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

“É uma prática diferente do restante do país. Aqui em Picos, depois de muito trabalho, reuniões e mais reuniões estamos mudando aos poucos. Porque a gente entende que há um prejuízo tanto para o aluno quanto para o professor”. Falou o presidente do Conselho Municipal de Educação, João de Deus.

As turmas multisseriadas estão presentes, sobretudo em áreas de difícil acesso, já que algumas escolas têm um número pequeno de matrículas e a mudança para outras escolas nem sempre acontece por resistência da própria comunidade de não querer ver seus filhos em comunidades distantes.

 

Ascom 

Facebook