Matéria / Geral

"Temos recursos, mas faltam projetos", diz presidente da Caixa em visita ao Piauí

O presidente afirmou que, ao se reunir com as prefeituras, a Caixa prestará uma espécie de consultoria sobre os projetos de infraestrutura.

22/02/2019 | Edivan Araujo
Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. / Foto: Reprodução Cidade Verde

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, está no Piauí para visitar obras, especialmente de saneamento e habitação, e se reunir com empresários e autoridades. A ideia é identificar problemas e apontar "potenciais soluções". Em entrevista à TV e à Rádio Cidade Verde, o gestor declarou que o grande desafio é estruturar os projetos para que haja a liberação dos recursos.

"Tem alguns problemas que são comuns a todos os Estados que tenho visitado. Me surpreendi com a questão do saneamento porque é algo inaceitável e a Caixa pode ajudar. Tem dinheiro para financiar esses projetos, sim, mas às vezes esse dinheiro não chega porque esses projetos não são bem estruturados, tem muita coisa que não 'bate' com as exigências da Caixa", explicou Guimarães.

O presidente afirmou que, ao se reunir com as prefeituras, a Caixa prestará uma espécie de consultoria sobre os projetos de infraestrutura. "A Caixa tem essa expertise e vamos oferecer isso às prefeituras. Já temos 47 projetos de saneamento e iluminação pública aprovados em cidades menores. A diretora responsável por esses projetos está vindo junto porque ela coordena essa área e pode ajudar. Queremos financiar mais, mas tem que ter um projeto bem-estruturado", enfatizou Guimarães, acrescentando que o foco desses financiamentos em infraestrutura será a parte de saneamento, iluminação pública e resíduos sólidos.

O presidente disse ainda que daqui a 45 dias as equipes da Caixa voltarão ao Estado para acompanhar  o que está sendo feito e com soluções para os problemas encontrados. "A gente veio para resolver. Não queremos só inaugurar obras que deram certo, queremos saber sobre as operações que não funcionaram, os motivos de isso ter acontecido e quais as soluções para não acontecer novamente. Estamos aqui para oferecer essa experiência em projetos estruturais", afirmou.

O gestor frisou que alguns projetos têm características um pouco diferentes e a Caixa ajudará a ajustar os detalhes e a dar celeridade.

Pedro Guimarães fica no Piauí até o domingo (24).

Cidade Verde

Facebook