Matéria / Cidades

FAMCC - PI realiza em Picos o XI Encontro Regional

Estiveram como palestrantes o professor Marcelino Fontelene e o deputado Fábio Nove (PT)

09/03/2019 | Edivan Araujo
XI Encontro Regional da FANCC / Fotos: AgoraED

Acontece durante todo o dia de hoje sábado (09) no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), localizado no Piauí Shopping o XI Encontro Regional Sul da  Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC-PI), aonde conta com a presença de delgados das associações e convidados além dos palestrantes.

Antes da abertura oficial foi oferecido um café da manhã para todos os participantes, e em seguida foi feito o credenciamento e dado a palavra para os convidados se pronunciarem a respeito das temáticas e do momento atual que passa o país a partir do ponto de vista de cada seguimento.

O XI Encontro Regional Sul da FAMCC tem como pauta central a avaliação da gestão através da atual presidente da FANCC de Picos Cláudia Monica e de Neide Carvalho presidente da FAMCC estadual; elaboração e aprovação do programa de lutas; eleição dos delegados ao Congresso Estadual da FAMCC-PI; eleição da Coordenação Regional Sul.

Professor Marcelino Fontenele e Neide Carvalho presidente estadual da FAMCC

Dentre os convidados para proferir palestras estavam presentes o deputado estadual Fábio Novo (PT) que falou sobre a proposta de reforma da nova previdência apresentada pelo governo federal, aonde o deputado expos as causas e consequências de uma aprovação nesses termos que estar no Congresso Nacional e Senado Federal, além do professor Marcelino Fontenele que falou sobre a atual conjuntura do país, desafios e perspectivas e Importância do Movimento Popular nesse contexto atual para todos os participantes.

Ainda pela manhã tinha como proposta a Elaboração e aprovação de propostas para o Programa de Lutas da FAMCC-PI nos âmbitos regional e estadual, logo após o almoço será apresentação das chapas concorrente e seguida de votação e proclamação dos eleitos.

Para o vereador e Secretário Geral da FAMCC Regional Sul Wellington Dantas (PT), esse encontro é de suma importância, pois é através dele que acontece a cada três anos se faz uma nova avaliação da caminhada enquanto entidade, articular ao mesmo tempo as associações de bairros e fazer também o planejamento de suas ações em cada município aonde a entidade atua em relação ao poder público seja ele na esfera municipal, estadual ou federal, disse.

Vereador Wellington Dantas

Para o vereador essa é uma oportunidade de se organizar e buscar políticas públicas para as comunidades de forma que todas elas sejam contempladas dentro das políticas sociais dos governos, e esse encontro de Picos busca justamente fortalecer a entidade para que continue sua luta por moradia e uma vida digna para cada cidadão desse país, disse ele.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) que falou em sua palestra sobre a proposta da reforma da previdência apresentado pelo governo federal, disse que é importante que a população brasileira conheça de perto essa proposta, ou seja, o que muda caso ela seja aprovada no Congresso Nacional e no Senado Federal, e através dos dados que o mesmo possui é importante repassar isso para a sociedade como um toda, disse ele.

Deputado Fábio Novo

Os pontos mais destacados pelo deputado é como a proposta afeta ao trabalhador e os impactos causados caso ela seja aprovada, e somente com dados comparativos é que se pode tirar uma resposta para isso. “Eu reconheço que é necessário fazer uma reforma da previdência, mas não do jeito que essa foi apresentada, existem outras possibilidades, pois só para se ter uma ideia a proposta hoje é se você tiver 20 anos e começar a contribuir agora você só se aposentará quando chegar aos 60 anos, ou seja, depois que contribuir por 40 anos, o que deixará o trabalhador exausto durante sua vida sem a certeza do que vai acontecer, isso para uma aposentadoria de 100% em seu benefício”, falou o deputado.

Para o deputado hoje existe no Brasil 9,5 milhão de aposentados rurais e consumem por mês 10 bilhões de reais da previdência, são pessoa que não contribuíram na sua grande maioria e com a nova proposta o governo que essas pessoas contribuam e na verdade segundo o Fábio Novo não tem condições de contribuir, e o país precisa entender que as aposentadorias rurais ela é um benefício social, e isso é uma conta que o país precisa pagar, destaca o deputado.

Fábio Novo deu também com referência a aposentadoria dos militares que não entraram na proposta que são apenas 630 mil aposentados, mais que consomem por mês mais de 7 bilhões, pois enquanto um salário de um trabalhador rural é de 1 mil reais, os dos militares são em média 11 mil reais por mês e contribuem muito pouco, então segundo ele, essa reforma deve ser para quem ganha mais paga mais, para quem ganha menos paga menos, disse ele.

A presidente da FAMCC Cláudia Monica disse que estava muito satisfeita com o resultado desse encontro regional, pois a participação foi além de suas expectativas e que no final contribuirá uma o encontro estadual que vai acontecer.

Cláudia Monica

Para Cláudia Monica o principal ponto de sua gestão foi a auto avaliação da entidade e das associações filiadas, e aproveita a oportunidade para trabalhar os projetos e programas para as novas etapas com políticas voltadas para atender a população, disse ela.

Facebook