Matéria / Politica

Vereador Evandro Paturi apresenta requerimento na Câmara pedindo proibição do plantio da árvore Nim no município

O vereador disse que já existem estudos que comprovam que esse tipo de árvores estão matando as abelhas.

14/03/2019 | Edivan Araujo
Vereador Evandro Paturi / Fotos: AgoraED

O vereador Evandro Paturi (PT) em requerimento apresentado na tarde desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal, solicita da Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que seja proibido o plantio no município, da árvore Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss) que está provocando a morte das abelhas na região.

Á arvore “nim” é uma espécie exótica, originária da sul da Ásia. Na Índia, é bastante utilizada por adeptos da fitoterapia por possuir propriedades farmacológicas. A planta foi introduzida no Brasil na década de 1980, com o intuito de trabalhar como um pesticida em lavouras, mas se tornou uma planta com alto poder degradante.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Evandro Paturi disse que já existem estudos embora primário sobre essa árvore que tem matado abelhas, e a cidade de Picos que é conhecida com a Capital do Mel e o Piauí como um dos principais produtores de mel do país, então segundo ele, tudo que ameaçar essa grande atividade econômica ela é vista com preocupação e sensibilidade, e por isso, precisa ser encarado de forma muito séria, disse ele.

De acordo com o parlamentar, o Nim ele é cultivado principalmente na Índia para o consume da madeira por que ele pode ser podado permanentemente, e ele tem um ciclo que raramente seca, ou seja, flora, frutifica então os meses de estiagem no Piauí as abelhas ficam coletando o néctar dessa árvore e ele vai matando as abelhas de forma muito lenta, além de matar também as crias e terminam morrendo todas as abelhas, justificou o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, muitos ambientalistas de todo o Brasil fala que o cultivo dessa espécie e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes e isso para as abelhas é fatal, frisou.

“O nosso objetivo é fazer com que não se plante mais esse tipo de árvore, e que na medida do possível vá fazendo sua substituição por árvores frutíferas até não ter mais nem uma, o que preservará melhor o meio ambiente, e o Nim infelizmente em alguns casos é danoso a fauna e a flora”, disse.

Para finalizar Evandro disse que conversou com o prefeito Padre Walmir Lima (PT) e este se mostrou muito sensível ao caso e pediu que o mesmo já pense na ideia se for o caso de se criar um projeto de lei proibindo o plantio do Nim no município de Picos.

Facebook