Matéria / Cidades

Saúde de Picos inicia mutirão de cirurgias de cataratas

Mais de 350 cirurgias devem ser realizadas atendendo usuários de 20 municípios piauienses.

20/03/2019 | Edivan Araujo
O mutirão será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde- SESAPI. / Foto: Reprodução Folha Atual

Nesta quarta-feira (20) a Secretaria de Saúde de Picos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde- SESAPI iniciou o mutirão de cirurgias de cataratas. O evento de saúde realizado no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM) segue até o próximo domingo (24) atendendo um público de 350 beneficiários de 20 municípios piauienses.

A ação que envolve mais de 100 profissionais de saúde vem sendo articulada desde a última sexta-feira (15) quando foram iniciados os cadastros. Nesta quarta-feira, o público cadastrado está sendo submetido a realização de exames para verificar se os mesmos estão aptos à realização da cirurgia de catarata que inicia nesta quinta-feira (21).

O aposentado, Pedro Rodrigues da Vera, que reside no município de Vera Mendes percorreu 72 quilômetros para ser beneficiado com o projeto. Ele destaca que o mutirão é uma iniciativa muito importante para quem necessita da cirurgia, mas não consegue pagar passando anos na fila.

“Tô aqui hoje para fazer a triagem e se tudo der certo amanhã faço a cirurgia. Pra gente poder fazer essa cirurgia sem ter que pagar por ela é uma coisa muito boa, principalmente porque a gente não tem condições pra isso. Eu já espero por isso há mais de quatro anos agora estou muito feliz”, afirmou.

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, explicou que uma estrutura de ponta foi montada para melhor acolher o público-alvo, tornando o evento  referência no Estado.

“Montamos uma estrutura de ponta para melhor atender o público, com organização, conforto. Nossas equipes da Secretaria de Saúde estão a postos para melhor acolher o usuário e no final acredito que vamos computar somente coisas boas. Estamos preparados com gerador, aparelhos para intercorrências cirúrgicas, tudo para garantir segurança ao paciente”, disse o secretário.

O coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Pascoal Gomes, enfatizou que todas as exigências feitas ao município foram cumpridas.

“São várias as exigências que nos foram feitas para sediar o mutirão. Além das exigência é necessário todo um suporte para que tudo ocorra da melhor forma possível e de maneira segura. Adotamos várias medidas com o objetivo de que o procedimento cirúrgico ocorresse de forma segura, primando pela qualidade do serviço prestado ao paciente”, frisou.

Etapas para realização da cirurgias

Para que o usuário seja beneficiado com a realização da cirurgia de catarata é necessário o cumprimento de algumas etapas. Inicialmente fosse realizado o cadastro na Secretaria de Saúde de Picos e/ou no município do beneficiário que está sendo contemplado com as cirurgias. Após essa fase, o paciente é submetido a triagem através da realização de exames como tomografia ocular, entre outros, só depois passa pelo ato cirúrgico.

Entrega de kits

Como forma de melhor assistir os usuários, a Secretaria de Saúde de Picos está realizando a entrega de kits com óculos escuros e colírios para auxiliar os pacientes no período pós-cirúrgico.

Folha Atual

Facebook