Matéria / Cidades

Secretaria de Saúde realiza mutirão da catarata em Picos

Com esse mutirão vai diminuir as filas segundo o prefeito Padre Walmir Lima.

20/03/2019 | Edivan Araujo
Imagem:Reprodução / Foto: Ascom

O mutirão da catarata começou nesta quarta-feira, dia 20, e vai até o dia 24, no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), localizado na Rua São Sebastião. A iniciativa, resultante de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI,  vai garantir que sejam realizadas 350 cirurgias, atendendo a população de Picos e de mais 19 municípios, sendo 200 para o município de Picos e as outras 150 para os outros municípios.

O Prefeito Padre Walmir lima esteve no local. “ O mutirão traz muitos benefícios, não somente para Picos, Trata-se de um mutirão que vai estar atendendo 19 municípios. É de grande importância porque sabemos que esse pessoal vem de uma lista de espera, e agora teremos essa grande oportunidade, que é fazer o mutirão, dando a oportunidade  das pessoas saírem enxergando”, ressaltou o Prefeito.

“O custo é alto para secretaria  tem mais de 100 pessoas envolvidas, mas é gratificante por a gente ver que um dos maiores benefícios que podemos trazer para população de Picos nesse momento é esse mutirão”, destacou o secretário de saúde, Dr Junior Santos.

O secretário destacou ainda: “Nós também estamos doando para as pessoas que estão fazendo a cirurgia, um kit com óculos escuro e todos os colírios e a medicação que ela vai usar no pôs operatório”.

“Então aqui, a nível de secretaria temos alvará sanitário, plano de gerenciamento do serviço público de saúde, enfim uma série de medidas com  o intuito de fazer um procedimento seguro e saudável para que o paciente saia daqui sem nenhum tipo de complicação. Aqui vocês podem ver:  temos inclusive um suporte, temos ambulância,  temos material no caso de uma  necessidade de uma parada cardiorrespiratória. Tivemos uma preocupação de ter um atendimento   no hospital regional se houver uma necessidade, além de ter um controle de incêndio, temos  também um gerador de energia, enfim temos todos os requisitos de segurança”, comentou o assessor técnico da secretaria de saúde, Dr Pascoal Gomes.

Pedro Rodrigues da Vera, morador do município de Vera Mendes destacou a importância da cirurgia da catarata. “Uma cirurgia dessas é muito importante, há dois anos comecei a sentir dificuldade em enxergar, aí fui fazer os exames, aí medico falou que tenho que fazer essa operação, mas só que tinha o dinheiro e custava mais de dois mil reais. Veio a informação desse mutirão e agora estou aqui aguardando para ser atendido, espero saí daqui bom”.

“ Um mutirão desse é muito bom, é uma beleza, principalmente para mim que já fiz uma cirurgia do olho esquerdo, e agora pretendo fazer do outro olho. Tenho fé em Deus que vou fazer do outro. Queria agradecer o pessoal que estar organizando, dizer que ajudou muito as pessoas que não tem condições de pagar”, afirmou o morador do município Bocaina, José Cicero de Sousa.

 

Ascom

Facebook