Matéria / Politica

Governo de Wellington Dias transforma Picos em celeiro de obras inacabadas

Apesar das constantes cobranças da comunidade, governo de Wellington Dias não retoma as obras paralisadas no município

26/03/2019 | Edivan Araujo
Obra do novo hospital de Picos está abandonada há muito tempo / Foto: José Maria Barros

Cumprindo o seu quarto mandato à frente do Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias (PT) não tem dado a atenção que o povo de Picos merece. Prova disso são as inúmeras obras inacabadas espalhadas pelo município, dentre elas o ginásio poliesportivo do bairro Junco que está paralisada há mais de vinte anos.

Apesar das constantes cobranças da comunidade picoense, o governador Wellington Dias (PT) tem sido insensível aos reclamos e não retoma as obras paralisadas, algumas delas já em fase de conclusão. Sempre que visita a cidade promete reiniciar os serviços, porém, até o momento não cumpriu o anunciado.
    
Em todas as quatro disputas que concorreu ao governo do Piauí, o governador Wellington Dias sempre obteve votação expressiva em Picos, derrotando os seus adversários com boa margem de vantagem. No pleito do ano passado ele conseguiu 21.140 votos, equivalente a 58,90% dos votos válidos. Quando concorreu ao Senado em 2008 também foi o mais votado.

Obras inacabadas

Sem um planejamento adequado e muitas vezes também sem dotação orçamentária prevista para tal, o governo do Piauí licitou várias obras de infraestrutura no município de Picos. No entanto, por motivos ignorados pela opinião pública, no momento quase todas estão paradas, causando um enorme prejuízo à população.
    
Dentre essas obras está a construção do Ginásio Poliesportivo de Picos, localizado no bairro Junco, que foi iniciado em 1998 ainda no primeiro governo de Mão Santa, sofreu várias paralisações e até hoje não foi concluído.

Em 2010, depois de doze anos de a mesma ter sido paralisada, o governo do estado, através da Fundação dos Esportes do Piauí, abriu um anova licitação como objetivo de reiniciar o serviço. A empresa responsável foi a Vanguarda Engenharia Ltda, que assinou contrato no valor de R$ 2.827.844,76 para conclusão da obra num prazo de 225, mas pouca coisa foi feita e o serviço paralisou novamente.
    
Em 2017 o governo abriu uma nova licitação para conclusão do Ginásio Poliesportivo e a empresa vencedora foi a SE Engenharia LTDA. O contrato no valor de R$ 3.229.691,59 previa que o serviço seria iniciado no dia 3 de abril de 2017 e concluído em setembro do mesmo ano. Até hoje nada foi feito.
    
Nos governos de Wellington Dias (PT) várias obras foram iniciadas em Picos, mas poucas foram concluídas. Dentre as que foram abandonadas está a sede do Corpo de Bombeiros, localizada às margens da PI-375. O serviço deveria ter terminado em 2010, mas foi paralisado antes disso e nunca mais retomado.

Obras paralisadas
 
Também não foram concluídas as obras do Mercado Produtor de Picos que serviria para abrigar o Açougue Público Municipal, feira de roupas e de cereais. Iniciada em 2012 a obra foi paralisada várias vezes e nunca foi concluída.     


     
Ficou só na promessa também a conclusão de duas quadras poliesportivas, sendo uma localizada no bairro Morada do Sol e outro no povoado Torrões. As obras orçadas cada uma delas em 500 mil reais seriam edificadas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com previsão de conclusão em 2014, no entanto, atualmente se encontram em completo abandono.    


    
O governo de Wellington Dias também paralisou as obras de ampliação e recuperação do Hospital Regional Justino Luz, que atende pacientes de Picos e de vários municípios da região e até de outros estados da federação.

Anunciada com toda pompa pelo governo estadual, nunca saiu do papel a construção de um novo hospital em Picos. As obras começaram em 2010 e foram paralisadas pouco tempo depois. Apesar das cobranças da comunidade e das várias promessas do governador Wellington Dias, o serviço nunca foi reiniciado.

A população local ainda espera a retomada da pavimentação da estrada que liga o povoado Torrões as comunidades de Tabatinga e Cajazeiras dos Gonçalves e também a retomada da obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Canto da Várzea, que foram paralisadas nas gestões de Wellington Dias.


 

 

Fonte: Informapicos

Facebook