Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova cinco projetos

A sessão foi realizada na noite desta sexta-feira (12) e contou com a presença da prefeita Maria José

13/04/2019 | Edivan Araujo
Plenário da Câmara de Santana do Piauí / Fotos: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí sob a presidência do vereador Antônio Joaquim Leal (MDB), realizou na noite desta sexta-feira (12) mais uma sessão e aprovou cinco Projetos de Lei do Executivo Municipal além de requerimentos dos vereadores que foram apresentados na sessão.

Logo no início dos trabalhos a vereadora Clarete Rabelo (MDB) fez um longo discurso sobre sua atuação parlamentar, e a forma como tem sido nos últimos meses, principalmente sobre acusações falsas de pessoas que não conhece o seu caráter e sua dignidade, tanto como cidadã como parlamentar, já que é uma das primeiras recomendações da boa conduta e conhecer as pessoas para poder falar algo sobre elas, disse.

Vereadora Clarete Rabelo (MDB)

A vereadora falou que sofreu muito com piadas de pessoas que acham que tem o direito de falar principalmente inverdades, e que ao longo do seu mandato tudo que a mesma deu sua palavra ela foi comprida na sua integridade, sem dar margens a dúvida e que seu trabalho na Câmara tem sido voltado para o desenvolvimento do município que soube lhe acolher de forma carinhosa.

Clarete Rabelo disse ainda que já esteve com a prefeita Maria José (Progressista) e alguns assessores tratando de assuntos políticos em favor do município, e que sempre teve uma boa relação todas as lideranças, o que faz de seu trabalho a força motriz para continuar na luta em favor do povo santanense, e que sua decisão de hoje fazer parte da bancada da prefeita é belo trabalho que a mesma vem realizando no município inclusive respeitando os servidores municipais alguns que fez com que ela tomasse essa decisão.

Veredaora Clarete Rabelo e a prefeita Maria José

Ainda durante seu discurso na tribuna a vereadora aproveitou para defender seus requerimentos aonde o primeiro pede a realização de uma audiência pública no município, e que tem como objetivo tratar sobre segurança, um tema bastante recorrente ultimamente, em outro requerimento a parlamentar pede que a Câmara Municipal realize a cada mês uma sessão itinerante em uma localidade do município para que a população possa conhecer melhor o trabalho dos vereadores, e aproveitou para anunciar um evento sobre saúde que irá acontecer no mês de maio, e convidou todos os santanenses participar das comemorações do  aniversário do município agora nesse mês de abril.

O vereador Ricardo Rodrigues (PTB) deu boas vindas a vereadora Clarete Rabelo que passou a integrar a bancada da situação, e disse que a mesma iria somar muito com o seu conhecimento e comprometimento que sempre teve com o desenvolvimento da cidade. Ele também defendeu a aprovação dos cinco Projetos de Lei do Executivo que foram enviados para serem votados, e pediu o apoio de todos os parlamentares.

Vereador Ricardo Rodrigues

Ricardo defendeu também seu requerimento aonde pede que a prefeitura construa uma passagem molhada no riacho que corta a Travessa Antônio Rodrigues na sede do município, pois segundo o parlamentar, a situação fica mais difícil ainda no período do inverno e quando chove muito aquele trecho fica interrompido devido ao volume de água, e com uma passagem molhada certamente irá resolver o problema, disse ele.

O presidente da Câmara Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília), também iniciou seu discurso falando que vem sofrendo ataques de forma leviana de pessoas que ao invés de trabalhar, preferem falar inverdades, ou seja, falas mentirosas que tem lhe magoado muito, pois sua reeleição mostra o quanto o mesmo tem feito um trabalho sério no legislativo e hoje algumas pessoas sem citar nomes, andam lhe perseguindo o que lhe deixa muito chateado, pois essas pessoas que falam hoje é porque não conhecem sua caráter, desabafou, ele.

Presidente da Cãmara Antônio de Hercília

O vereador disse que já esteve juntamente com outros vereadores falando com a prefeita Maria José sobre ações do município e sempre foi muito bem recebido, e que a mesma vem fazendo uma gestão muito boa no município cumprindo rigorosamente com todas as suas obrigações, o que é excelente, pois quem ganha com isso são os santanenses, disse ele.

Antônio de Hercília falou ainda dos Projetos de Lei que foram enviados pela prefeitura para a Câmara para serem votados, e que ambos tramitaram pelas comissões e irão a votação no final da sessão.

Sobre os requerimentos dos vereadores o mesmo disse que são muito bons e que irá apoiar todos, e falou principalmente sobre a audiência pública que é um tema sempre atual e que requer toda a atenção nesse momento, e aproveitou para convidar a população para as festas do aniversário da cidade.

No final da sessão o presidente abriu um espaço para a prefeita Maria José (Progressista) falar sobre os projetos que foram enviados para a Câmara, e que destacasse um pouco cada um deles, a gestora por sua vez falou da importância que cada um tem para o município, e aproveitou para fazer uma prestação de contas da sua viagem a Brasília na Marcha dos Prefeitos aonde a mesma esteve com deputados federais e senadores do Piauí buscando recursos para o município, pois segundo a gestora, o senador Marcelo Castro (MDB) prometeu que iria trabalhar pela recuperação da PI 375 que liga Santana a cidade de Picos.

Prefeita Maria José

Maria José disse também que fez esse mesmo pedido ao prefeito de Picos Padre Walmir (PT), para que o mesmo tivesse o mesmo sentimento e cobrasse das autoridades uma solução logo, já que a PI liga exatamente os dois municípios, e finalizou desejando boas-vindas a vereadora Clarete Rabelo (MDB) que passou a integrar a bancada governista, e estendeu o convite a demais parlamentares.

Os projetos que foram votados e aprovados por unanimidades são os seguintes:  

Dispõe sobre o Combate à Poluição Visual do Município;

Outro que dá Nova Redação ao Artigo 13 da Lei 185 de 30 de março de 2015;

Outro que Dispõe sobre a Proibição de Queimadas nas Vias Públicas e nos Imóveis Urbanos no Município de Santana do Piauí;

Outro que dispõe sobre a Política Municipal de Meio Ambiente no Município de Santana do Piauí;

Outro que trata sobre a Elaboração e Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Facebook