Matéria / Geral

Governo do Maranhão lamenta morte do babalorixá Bita do Barão aos 108 anos de idade

Sarney e sua filha vão participar do velório.

19/04/2019 | Edivan Araujo
Bita do Barão faleceu em Teresina onde estava internado a 10 dias, vítima de insuficiência renal. / Foto: Reprodução Meio Norte

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), divulgou, na quinta-feira, nota lamentando a morte do religioso de matriz africana Wilson Nonato de Souza, conhecido como Bita do Barão, ocorrido no começo da tarde desta quinta-feira, 18, em Teresina.

O babalorixá Bita de Barão tinha 108 anos de idade e residia no município de Codó, onde conduzia a Tenda Espirita de Umbanda Rainha de Iemanjá Palácio de Iansã e estava internado nos últimos 10 dias no Hospital São Paulo, com grave estado de saúde. O corpo foi conduzido para Codó durante a tarde e foi velado no Palácio de Iansã, onde se realizaram as cerimonias fúnebres e o enterro será nesta Sexta-Feira Santa no Cemitério Central.

“Neste momento de perda para as comunidades de matriz africana, o Governo do Maranhão se solidariza com a família e com as lideranças religiosas dos cultos afros”, diz a nota do Governo do Estado.

A Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (FUCABMA) lamentou profundamente a passagem para o plano espiritual, afirmando que Bita do Barão teve uma esplendorosa trajetória espiritual no plano terrestre. Por fim, a nota assinada pelo presidente Biné Gomes, expressou uma grande honra pela oportunidade de aprendizado junto com o Pai de Santo, que terá lugar de destaque na memória do Povo de Santo.

O vereador, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís e pai de Santo, Astro de Ogum (PR) também emitiu uma nota lamentando o falecimento de Bita do Barão. No texto, o vereador disse que a Umbanda perde um dos seus maiores filhos e manifestou condolências aos familiares, amigos e admiradores.

A Casa das Minas informou que recebeu com muito pesar e tristeza a notícia do falecimento do grande ícone da cultura e umbanda. Segundo a nota, Bita do Barão deixa um legado, saudades, muitos corações quebrados, mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com sua ausência.

Nascido no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil. Em algumas entrevistas concedidas, o babalorixá contou que começou a manifestar seus poderes espirituais ainda na infância.

Em 24 de janeiro de 1954, Bita do Barão fundou a Tenda Espírita Rainha Iemanjá no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. O local atrai anualmente maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que vão em busca do trabalho do pai de Santo. O terreiro do ‘Mestre Bita’, como também é conhecido, é um terreiro de Umbanda e Terecô (denominação afro-brasileira típica de Codó), onde são realizados rituais de linha branca e de linha negra, este último com Exu.

Por ser uma criança muita agitada, Wilson Nonato ganhou dos pais o apelido de “Bita”, que na região de Codó quer dizer “bode” ou “cabrita”. Já o “Barão” faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de Santo incorpora.

Autoridades políticas participam do velório

O ex-presidente José Sarney e a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB) participarão do velório e sepultamento do mestre Bita do Barão, em Codó. O Hospital São Paulo informou que a família já levou, durante a tarde, o corpo do pai de santo para Codó.

Muitos assessores de senadores e deputados federais, que desembarcaram no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, foram ao Hospital São Paulo, para checarem se o corpo já tinha saído para Codó.

O deputado federal João Marcelo (MDB) e seu pai, o ex-senador maranhense João Alberto também anunciaram que irão ao velório de Bita do Barão .

A filha de Bita do Barão, Janaína Nonato de Sousa, confirmou a morte do pai de santo no início da tarde desta quinta-feira (18), no Hospital São Paulo, em Teresina. Segundo a  mensagem, a família está preparando o corpo para ser velado e sepultado em Codó, no Maranhão.

“Papai Infelizmente veio a falece aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório”, disse Janaina Nonata de Souza, filha do pai de santo.

"Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão", disse a postagem divulgada nas redes sociais.

Bita do Barão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Corpo será levado  ainda hoje (18) para a cidade de Codó. O velório vai acontecer na residência do pai de santo na rua Rui Barbosa, no Centro de Codó.

Conhecido internacionalmente, Wilson Nonato de Souza (108 anos), mais conhecido como Bita do Barão, é um famoso pai de santo de Codó, interior do Maranhão. O umbandista recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 1980.

"Agora é real mesmo, não é história", disse em entrevista ao Meio Norte.com, pai Rondinele de Oxúm, amigo próximo de Bita do Barão. Segundo ele, o pai de santo maranhense sempre estava presente nas lutas e eventos aqui no Piauí. "Inclusive, no dia da inauguração da praças dos Orixás, na Lagoas do Norte, ele esteve conosco. Pai bita era muito presente na resistência contra o preconceito de nossa religião. É uma grande perca", completa o vice coordenador do CENARAB, Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afro-Brasileira.

De acordo com pai Rondinele, a caravana para a transferência do corpo para o Maranhão sai ainda nesta tarde.

Meio Norte

Facebook