Matéria / Educacao

Seduc certifica trabalhadores do Programa Certific

O programa, lançado no dia 14 de janeiro de 2019, foi criado por meio de chamada pública para o reconhecimento de saberes dos trabalhadores de várias áreas.

15/06/2019 | Edivan Araujo
No total, 78 trabalhadores se inscreveram para os primeiros cursos divididos nas etapas de matrícula, aula inaugural, entrevista com a equipe multidisciplinar, vivência em grupo e avaliação do desempenho profissional. / Foto: Reprodução

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza na próxima segunda-feira (17), às 19h, no

CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, bairro Vila Operaria, em Teresina, a solenidade de certificação dos trabalhadores no âmbito da Rede Estadual de Certificação Profissional do Piauí (Certific/PI).

A iniciativa é o resultado da implementação de políticas públicas voltadas para a ampliação de oportunidades de acesso à formação profissional. São beneficiários da iniciativa, trabalhadores maiores de 18 anos, inseridos ou não no mundo do trabalho, que buscam formação profissional ou reconhecimento formal dos saberes adquiridos durante sua trajetória de vida e trabalho.

O programa, lançado no dia 14 de janeiro de 2019, foi criado por meio de chamada pública para o reconhecimento de saberes dos trabalhadores da área de Telecomunicações, nos cursos de Formação Inicial e Continuada de Cabista de Sistema de Telecomunicações, Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia, Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação, Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia, e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.

A Rede legitima o processo de reconhecimento de saberes profissionais e é ofertado pela Seduc, em cooperação com instituições públicas, entidades profissionais e setores da iniciativa privadas por meio de parcerias com as empresas R2 Telecon, Rede Conecta, CC Reis, C Rede, Fox Telecomunicações, Lider Telecon, Algar e Central Net.

A secretária de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, observa que o Certific/PI tem como objetivo proporcionar aos trabalhadores jovens e adultos a elevação da escolaridade, o reconhecimento e a certificação dos saberes adquiridos em processos formais e não formais de educação.

"É um programa inovador quando considera para certificação profissional o reconhecimento formal de saberes, conhecimento e competências profissionais necessários à inserção no mundo do trabalho, a partir da experiência de vida, de educação e de trabalho, o qual legitima conhecimentos construídos da experiência de vida e trabalho ou por qualificação social e profissional de cada um. É um desejo do governador Wellington dias que se tornou realidade?, enfatiza o secretário. 

No total, 78 trabalhadores se inscreveram para os primeiros cursos divididos nas etapas de matrícula, aula inaugural, entrevista com a equipe multidisciplinar, vivência em grupo e avaliação do desempenho profissional. No resultado final do processo da avaliação de desempenho profissional para certificação, 56 trabalhadores foram aprovados nos seis cursos e serão certificados.

Fonte: Seduc

Facebook