Matéria / Esportes

Daniel Zóia e Karine Frota são bicampeões do Picos Pro Race

A piauienses sagrou-se bicampeão.

07/07/2019 | Edivan Araujo
Imagem:Reprodução / Foto: Cidadeverde

Entre as subidas e descidas mais íngrimes possíveis, o Picos Pro Race encerrou sua sétima edição, neste domingo (7), repetindo dois campeões de anos anteriores. A piauiense Karine Frota sagrou-se bicampeã consecutiva da categoria Elite. E o mineiro Daniel Zóia agora é bicampeão entre os principais atletas da maior prova de moutain bike do Piauí - ele já havia erguido o troféu em 2017. 

Quase 400 ciclistas de vários estados vieram a Picos participar da prova, que contou com 94 quilômetros de trilhas entre os municípios de Picos, Santana do Piauí e São José do Piauí - atletas que competiram fora das categorias profissionais tiveram percurso menor. 

A prova largou do Piauí Shopping por volta de 7h30, com céu nublado. Apesar de a previsão do tempo apontar chance mínima de chuva em Picos para este domingo, choveu. E o já esperado calor do Picos Pro Race foi substituído por uma temperatura mais amena nas duas primeiras hora de disputa. Mais tarde, o tempo abafou. 

Tudo que sobe...
Se São Pedro ajudou, a organização da prova "judiou" dos atletas - como eles mesmos já esperavam. Logo nos primeiros quilômetros, um longo trecho de subida íngrime em Santana do Piauí fez os competidores sentirem que o percurso de 2019 seria mais difícil que nos anos anteriores - na noite anterior à largada, todos foram informados que teriam seis trechos de subida pela frente.

Em ritmo forte, o pelotão de elite passou rápido pelo primeiro desafio, mas nem mesmo o campeão Daniel Zóia deixou de empurrar sua bicicleta nessa parte do percurso - por poucos metros, mas empurrou. E quem parou no alto da serra por ver a neblina que cobria Santana do Piauí nas primeiras horas do dia. 

... tem que descer
Em São José do Piauí, formações rochosas que lembram as existentes em Pedro II, no Norte do estado, aguardavam os ciclistas em uma longa descida. Poucos tiveram coragem para passar pedalando pelo trecho de lajeiro, escorregadio e que exigia cautela máxima dos competidores. 

Ao final, a recompensa vinha em forma de água e energéticos, além da satisfação de ter completado mais uma etapa da prova - e nesse ponto, a categoria elite ainda não havia chegado a metade do percurso. 

Também existiam vários trechos técnicos, que exigiam atenção dos ciclistas - alguns sofreram quedas e outros tiveram os pneus furados ao se descuidarem nas trilhas mais acidentadas. 

Os melhores
Daniel Zóia conquistou o tricampeonato em 3h42m07. Karine Frota foi bicampeã após cruzar a linha de chegada em 4h54m. 

A prova ainda contou com atletas em categorias divididas por faixa etária e também duplas, a "pesadão" - para quem está um pouco acima do peso ideal, e uma disputa exclusiva para crianças, realizada no sábado.

Os melhores deste ano levaram para casa uma lembrança diferente: uma parte do percurso. O troféu tem pedras coletadas nas trilhas da prova de 2019. 

Para 2020, a organização do Picos Pro Race pretende ampliar a disputa para dois dias de aventura.
 

Fonte: Cidadeverde 

Facebook