Matéria / Cidades

Prefeitura entrega mais uma UBS em zona rural de Picos

A Unidade recebeu o nome de Joaquim Antônio Araújo e vai atender mais 40 Famílias da comunidade e localidade vizinhas.

14/07/2019 | Edivan Araujo
UBS da comunidade de Morro Grande / Foto: Ascom

Redação: Daniel Holanda

Com objetivo de garantir aos pacientes um primeiro atendimento, orientação e encaminhamentos a outras unidades de tratamento, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã deste sábado (13), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Desta vez foi a comunidade de Morro Grande que recebeu a nova UBS. A Unidade recebeu o nome de Joaquim Antônio Araújo e vai atender mais 40 Famílias da comunidade e localidade vizinhas.

A nova UBS conta: com consultório médico, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, recepção e sala de reuniões. Serão oferecidos consultas de pré-natal, exames citológicos, puericultura, hiperdia, vacinação, consultas específicas com o Núcleo de Apoio a Família – NASF, com por exemplo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo.

“Me sinto muito feliz com inauguração do posto de saúde. Quando estava doente precisavamos ir para a cidade e agora temos o posto, temos o médico bem pertinho para atender e eu agradeço muito”, comentou a moradora da comunidade, Maria Nazaré de lima. por meio de uma solenidade

Moradora da comunidade, Maria Nazaré de lima

Esta é a quinta unidade a ser entregue em menos de um mês. Todos os investimentos foram de recursos próprios do município. O prefeito Padre Walmir de Lima esteve presente na inauguração. “É uma comunidade onde os moradores precisava se deslocar até outra localidade para serem atendidos, e o Dr Junior conversando com a gente se sensibilizou com os moradores e achamos por bem reconstruir a antiga escola e transformar em uma UBS para oferecer serviços de saúde à população”, disse o prefeito.

Prefeito Padre Walmir

“A gente fica feliz por ser uma comunidade onde não existia posto de saúde, nós como gestor quando chega em uma comunidade que tem um posto fechado, ficamos angustiado e se sensibiliza com a realidade, onde vermos crianças, idosos tendo que se deslocar a grandes distâncias para um atendimento. Então temos procurado levar a secretaria até essas comunidades”, explicou o secretário de saúde, Junior Santos.

Secretário de saúde, Junior Santos.

A Solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito Pe. Walmir Lima, do secretário de Saúde, Dr Junior Santos, da secretária de meio ambiente, Maria Santana, coordenadores, profissionais da saúde, além dos vereadores ( Rinaldinho, Simão carvalho, Renato e Antônio Moura) e representantes da comunidade.

A inauguração faz parte da programação do São João que se estenderá até a noite deste sábado (13) com o Festival de Quadrilhas -Karla Thalita – Caviar com Rapadura – Erika Diniz – Robson Farra) no Piauí Shopping.

 

Fonte: Ascom

Facebook