Matéria / Politica

Vereadora Dalva Mocó pede Centro Oncológico para a cidade de Picos

A vereadora apresentou um requerimento na Câmara fazendo a solicitação ao governo do Piauí

15/08/2019 | Edivan Araujo
Vereadora Dalva Mocó / Foto: 180graus

A vereadora Francisca Celestina (Dalva Mocó PTB) em requerimento apresentado na Câmara Municipal de Picos na sessão ordinária desta quarta-feira (14), aonde pede ao Governo do Estado e do Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, a mediata instalação de um Centro de Oncologia nesta cidade de Picos.

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

Na defesa de seu requerimento a vereadora Dalva Mocó justifica dizendo que a Oncologia está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia. No Brasil a Oncologia é também chamada de Cancerologia.

“Uma cidade como a nossa precisa de um Centro de Oncologia, pois a região é muito grande e muitas vezes as pessoas que precisam se consulta e fazer exames precisam ir até Teresina, o que dificulta a vida delas, e sendo criado um centro em Picos tudo ficará mais perto para essas pessoas”, frisou Dalva.

Facebook