Matéria / Cidades

Padre Carlos Danilo continua mestrado em Roma

Padre Carlos Danilo de Araújo Santos está fazendo mestrado na área de Direito Canônico

19/08/2019 | Edivan Araujo
Padre Carlos Danilo fala de sua experiência em Roma / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

O Padre Carlos Danilo de Araújo Santos deve retornar em breve para Roma, onde está há um ano fazendo mestrado na Pontifícia Universidade Lateranense. Ele é natural de Picos, ordenado presbítero no dia 2 de julho de 2011 e participou da 169ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, ocorrida entra 6 e 16 de agosto.
    
Carlos Danilo disse que está nessa missão em Roma em nome da Diocese, da Igreja particular de Picos. Está estudando um curso na área do Direito Canônico, eventualmente, com comparações com o direito civil, para ajudar a Diocese futuramente naquilo que toca as leis da Igreja em todos os âmbitos.

“Ao concluir o curso vamos ajudar a Igreja nas questões matrimoniais, penais, materiais, bem temporais, como a gente chama, para colaborar em todos os sentidos, haja vista que a Igreja é uma instituição autônoma, reconhecida pelo estado e ela tem suas leis próprias. Para isso que estou estudando, especialmente para ajudar” – destaca Padre Carlos Danilo.

Pontifícia Universidade Lateranense/Foto: Divulgação.
 

A Pontifícia Universidade Lateranense é a única do Vaticano, mas fica fora dos muros como os católicos definem, fora do território.

Experiência
    
Padre Carlos Danilo lembra que no início foi muito difícil à adaptação, mas depois não, pegou novas amizades e já está há um ano estudando, faltando dois anos para concluir o curso.

“No início foi uma experiência muito difícil, porque uma coisa é você ir a Roma fazer turismo, mas outra coisa é você ter que morar. Uma experiência de você morar longe da Diocese, da família. Então, para mim o início, os três primeiros meses, foram terríveis. Tempo de adaptação, de se acostumar com uma nova cultura, ter fluência na nova língua, uma nova alimentação, tudo é diferente” – lembra.

Padre Carlos Danilo ajudou nas celebrações da Festa da Padroeira/Foto: José Maria Barros.
 

Atualmente são 76 padres brasileiros morando no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sendo que do Piauí somente Padre Carlos Danilo e do Nordeste sete. Todos estão lá se especializando em cursos de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento como Bioética, Sociologia, Filosofia, História da Igreja, Comunicação e Direito Canônico.
 

 

Fonte: Informapicos

Facebook