Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Picos realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom

10 representações maçônica estiveram presentes de três potências.

21/08/2019 | Edivan Araujo
Mesa de honra / Foto: José Maria Barros

A Câmara Municipal de Picos realizou na noite desta terça-feira, 20 de agosto, sessão solene em homenagem ao Dia do Maçon. À data foi instituída através de Resolução de autoria do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (Progressistas).

A ideia de manter viva essa homenagem partiu do presidente da Câmara vereador Hugo Victor (MDB), que além de fazer farte da ordem maçônica picoense, recebeu o apoio daquela casa legislativa para a realização do evento alusivo a data comemorativa na cidade de Picos onde conta hoje com 10 lojas maçônicas regulares pertencentes as três potências maçônicas no Brasil, o Grande Oriente do Brasil (GOB), representado pelo GOB – PI, a Grande Loja e a Confederação Maçônica do Brasil COMAB, representado pelo Grande Oriente do Piauí (GOPI).

Mesa de honra/Foto: José Maria Barros.

A sessão solene contou com a presença dos veneráveis das várias lojas maçônicas de Picos, um grande número de maçons que lotaram as dependências da Câmara Municipal de Picos, além de contar com os Grão-Mestres do Grande Oriente do Piauí (GOPI) Genivaldo dos Santos Leal, Noé Rodrigues de Holanda do Grande Oriente do Brasil Piauí (GOB) e Jarbas Nogueira Matias da Grande Loja Maçônica do Piauí.

Maçons lotam galerias da Câmara/Foto: José Maria Barros.
 

Para iniciar a sessão solene o presidente do Poder Legislativo vereador Hugo Victor disse que aquele momento era muito significativo para a maçonaria picoense, pois a data representa o maçom em todas as partes do mundo, e na cidade de Picos essa instituição tem crescido e se mantido forte.

Após abertura e dá boas-vindas aos presentes, o maçom e professor Rubens Leal proferiu palestra onde narrou toda a história da maçonaria desde do seu surgimento e deu um enforque especial na maçonaria brasileira e o que ela tem representado desde da instalação da coroa portuguesa no Brasil.

Hugo Victor abre sessão solene/Foto: José Maria Barros.
 

Na solenidade foi dado a palavra para várias personalidades maçônicas como veneráveis, delegados e membros que tem representado a maçonaria na cidade de Picos a mais de 40 anos, além do relatos que esta simbologia representa nas sociedades do mundo desde seu surgimento.

Antes dos pronunciamentos foi entregue diplomas de reconhecimento aos maçons que prestaram grandes serviços a sociedade picoense ao longo desse ano de 2019.

Na programação comemorativa ao dia do maçom ainda conta a inauguração da Brinquedoteca em uma escola municipal no bairro Morada do Sol montada de forma voluntária pelas Samaritanas, ato que irá acontecerá a parir das 09H desta quarta-feira (21), e encerrando a programação será realizada na próxima sexta-feira (23) uma sessão em conjunta com todas essas lojas.

Maçons recebem diploma de homenagens/Foto: José Maria Barros.
 

Maçons são homeageados com diplomas/Foto: José Maria Barros.

Representantes da Loja Maçônica Sabedoria e Luz nº 7 - Foto: Reprodução WhatsApp

Representantes da Loja Maçônica Sabedoria e Luz nº 7 - Foto: Reprodução WhatsApp

Com informações do Informapicos e AgoraED

Facebook