Matéria / Polícia

Operação apreende animais silvestres, alguns em extinção, na região da Serra da Capivara

O policiamento realizou uma operação para combater a caça predatória.

24/08/2019 | Edivan Araujo
Animais e armas apresentados pela polícia / Foto:180graus

O Batalhão de Policiamento Ambiental, por ocasião da instalação da Companhia de Policiamento Ambiental de São Raimundo Nonato, a primeira a ser instalada no interior do estado, realizou nesta quinta-feira (22/08), a operação 'Pedra Furada', no combate aos crimes ambientais no município e região do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

42 policiais militares atuaram na operação e foram apreendidas armas de fogo, carne de caça, animais e aves silvestres, inclusive exemplares em extinção. A operação se deu durante o estágio operacional da II Instrução de Nivelamento de Conhecimento em Policiamento Ambiental, realizada naquele município no período de 19 a 23 de agosto de 2019, para a capacitação do efetivo escolhido para compor a Companhia.

Na manhã desta sexta-feira (23/08), a Companhia de Policiamento Ambiental de São Raimundo Nonato-PI foi inaugurada pelo comandante geral da PM, coronel Lindomar Castilho Melo e contou com a presença de autoridades como a Prefeita da cidade Carmelita Castro, dos 36 alunos concludentes do curso e seus familiares.

Resultado da operação
Foram apreendidos  151 animais, sendo 130 aves silvestres, 19 galos combatentes e 2 jabutis, além de 15 kg de carne de caça silvestre.

Dentre os animais vivos e abatidos, 25 encontram-se na lista de animais em extinção, como o tatu bola (abatido), jacu-de-barriga-castanha e o bicudo verdadeiro.

Foram apreendidas 6 armas de fogo e 14 munições, além de uma motosserra, 1 pé de maconha e 6 motos.

Fonte: 180graus 

Facebook