Matéria / Cidades

Pastoral da Comunicação da Diocese de Picos reuni membros e realiza formação

O Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José, conduziu uma parte do encontro formativo.

20/10/2019 | Edivan Araujo
Dom Plínio coordenou formação / Foto: Isael Pereira

Por: Isael Pereira

Os membros da Pastoral da Comunicação, (PASCOM), da Diocese de Picos, se reuniram neste sábado, 19 de outubro, a fim de participarem de um momento de formação. O encontro trouxe informações a atividades práticas de como devem ser realizados os trabalhos referentes a PASCOM. A formação aconteceu no Auditório da Sagrada Família, na igreja de São José Operário em Picos.

O encontro reuniu representantes das diversas paróquias e áreas pastorais da Diocese de Picos, e fomentou discussões sobre o tema: “Visão Geral da PASCOM da Diocese de Picos e Uso das Redes Sociais Para a Evangelização”. A formação teve início às 07:00 horas com o acolhimento, café da manhã e oração inicial.

Dom Plínio José, Bispo diocesano de Picos, conduziu o momento da formação dividido em duas partes, na primeira abordou conceitos teóricos acerca da comunicação da PASCOM e o manejo de ferramentas de trabalho. Já na segunda parte, trabalhou de maneira prática, ensinando os comunicadores a utilizar os materiais e as devidas posturas.

“O encontro é uma oportunidade de juntarmos os nossos membros da diocese e aprimorarmos o nosso trabalho de nos comunicarmos, principalmente através das redes sociais, com as plataformas que nos permitem o uso do ao vivo, como, Facebook, Instagram e YouTube. Queremos aprimorar para fazermos o mais perfeito possível, mas só dá para buscar essa perfeição se realizarmos encontros como esse, com comunicadores interessados. Queremos transmitir algo com segurança e de forma eficaz, nos diversos eventos”, afirmou Dom Plínio.

Dom Plínio José

A formação ainda contou com uma oficina que fomentava o uso das redes sociais digitais para a evangelização. Este momento foi ministrado pelo membro da Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação e estudante de jornalismo, Gustavo Dantas. O estudante afirma que vivemos em um mundo virtual e por isso os comunicadores devem estar antenados nas novas plataformas digitais.

“A Igreja precisa entender essa nova realidade para podermos atuar de forma concreta e eficaz, buscando cada vez mais trazer um público para dentro, como também, fidelizar um público que já faz parte da igreja. Fomentamos a ideia da formação da Pastoral da Comunicação em incentivar cada vez mais o uso das redes sociais para essa evangelização da Igreja, pois é uma forma gratuita e de fácil acesso a população”, disse Gustavo Dantas.

Gustavo Dantas

O momento contou com a presença do Padre Davi Barros que é padre referencial da Pastoral da Comunicação da Diocese de Picos. Na parte da tarde, após o almoço, as atividades prosseguiram com uma roda de conversa e planejamento das ações da PASCOM referentes a 2020. O encerramento foi às 15:00 horas com a Celebração Eucarística.

Davi Barros, padre referencial da PASCOM de Picos

 

Fonte: Folhaatual

Facebook