Matéria / Geral

Conselho de Cultura empossa novos membros e promove eleição

A solenidade de posse acontecerá a partir das 10h na sede do Conselho, localizada na Rua 13 de Maio, 1513, Bairro Vermelha.

03/11/2019 | Edivan Araujo
Cinselho Estadual de Cultura do Piauí / Foto: Reprodução

Por Marisa Oliveira

Pioneiro no país, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) promove na próxima terça-feira (05), a posse de doze membros: 9 titulares e 3 suplentes. Na ocasião, será feita a transmissão de cargo do novo presidente da entidade representativa, posto ocupado atualmente por Cineas Santos. A solenidade acontecerá a partir das 10h na sede do Conselho, localizada na Rua 13 de Maio, 1513, Bairro Vermelha.

O mandato dos conselheiros empossados abrange o triênio 2019-2022. Durante a cerimônia, também será entregue a Medalha do Mérito Cultural, que homenageia dez figuras notáveis da cultura piauiense, valorizando o imprescindível trabalho que elas detêm para a promoção do Estado.

A solenidade tem outra motivação especial: a comemoração do Aniversário de 54 anos do CEC (12 de outubro) e do Dia Nacional da Cultura.  A entidade precede o Conselho Nacional de Cultura, ou seja, é a mais antiga do país.

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão consultivo e normativo da política cultural do Estado, sendo que os principais eixos de atuação são: a realização de encontros e eventos culturais sobre temas relevantes da atualidade nacional e internacional; a realização de cursos de formação, atualização e aperfeiçoamento, a partir de proposta apresentadas pelas Câmaras Permanentes; a realização de apresentações e exposições nas seguintes áreas: música, artes cênicas, fotografias, cinema e vídeo, artes plásticas, folclore entre outras e a propositura de convênios com entidades culturais, econômicas e científicas, nacionais e estrangeiras.

Os novos conselheiros são:

– Representantes do Poder Executivo:

. Cineas das Chagas Santos

. Nelson Nery Costa

. Cláudia Simone de Oliveira Andrade

. Poliana Sepúlveda Cavalcanti (suplente)

– Representantes do Poder Legislativo:

. Wilson Seraine da Silva Filho

. José Itamar Guimarães Silva

. Maria Dora de Oliveira Medeiros Lima

. Antônio Francisco Félix de Andrade (suplente)

– Representantes dos Produtores Culturais:

. José Gilson Moreira Caland

. Antônio Vagner Ribeiro Lima

. Maria do Rosário Sales

. João Batista Sousa Vasconcelos (suplente)

 

Fonte: Ascom 

Facebook