Matéria / Geral

Barragens: Limma sugere criação de planos de gestão e segurança no Piauí

Órgãos públicos e do setor privado discutiram situação das barragens no Piauí em audiência na Assembleia Legislativa

08/11/2019 | Edivan Araujo
A audiência foi proposta pelo líder do Governo, o deputado estadual Francisco Limma (PT). / Foto: Divulgação

Representantes de diversos órgãos públicos e do setor privado discutiram, nesta quinta-feira (7), na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em audiência pública, a falta de recursos hídricos nos municípios do Piauí e a abertura das comportas de barragens. A audiência foi proposta pelo líder do Governo, o deputado estadual Francisco Limma (PT).

“Quero, primeiramente, agradecer a presença e participação dos representantes das barragens e demais órgãos públicos e entidades privadas que atuam no setor hídrico. Ouvimos as sugestões e vamos apresentar os devidos encaminhamentos para ajudar a solucionar a situação da escassez de água em nosso estado, desde a necessidade de manutenção e segurança das barragens até a criação de câmaras técnicas com órgãos estatais e representantes locais”, diz o deputado Limma.

O líder do Governo vai apresentar, na próxima segunda-feira (11), requerimento para instituição de um grupo de trabalho com os órgãos do Estado a fim de elaborar um Plano de Segurança e um Plano de Gestão das águas armazenadas. “A segurança hídrica é fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Para isso, precisamos de plano com as estratégias de planejamento e de ação para as situações mais críticas de seca e de cheias. Essa audiência pública é só o começo da nossa luta em prol das barragens e resolução da falta de água para população piauiense”, frisa.

Entre os órgãos que participaram do debate, estiveram a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar); o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas; Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI); Associação dos Irrigantes da Barragem Salinas e Câmaras Setoriais do Estado, entre outros.

Fonte: AsCom

Facebook