Matéria / Cidades

Vereadores santaneses aprovam título de cidadania ao senador Ciro Nogueira

A sessão aconteceu na noite desta sexta-feira (08).

09/11/2019 | Edivan Araujo
Plenário da Câmara de Santana do Piauí / Fotos: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (08), a mais sessão ordinária sob a presidência do vereador Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília – MDB) e, que teve como pauta dois projetos de Lei do Executivo Municipal que dá nova redação à alínea “D” do inciso “I” e alínea “a, b, c e d” do inciso II do artigo 8º da Lei 159/2012 de 09 de abril de 2019, e mais um requerimento da vereadora Clarete Rabelo (MDB) subscrito pelo vereador Ricardo Rodrigues.

O requerimento de autoria da vereadora Clarete Rabelo solicitava que fosse concedido os títulos de cidadania santanense ao Deputado Pablo Santos (MDB), a professora Amparo Carvalho, ao senador Ciro Nogueira (PP), a deputada federal Iracema Portela (PP), ao Padre José Mairton, ao sargento Luís Tarcísio e ao Pastor Lucio Santana e ao deputado Nerinho, este último foi solicitado pelo vereador Ricardo Rodrigues.

O primeiro a usar a tribuna da Câmara foi o vereador Marcus Vinicius (MDB), que iniciou sua fala falando do falecimento do jovem santanense João de Deus dos Santos, mais conhecido por Deuzim de Pascoal ocorrido ontem, ele que era residente do povoado Lagoa do Barro.

Vereador Marcus Vinicius

O vereador falou que a falta de energia que ocorreu essa semana no município causou além de muito desconforto na população, causou também prejuízos e disse que a empresa Equatorial Energia estar deixando muito a desejar, pois estar prestando um péssimo serviço à população santanense. Sobre os projetos de Lei do executivo o mesmo disse que era favorável sua aprovação e, falou quanto ao requerimento da vereadora Clarete Rabelo que alguns mereciam receber e outros não, pois além dos que estavam no pedido se fosse o caso teria que dar para outras pessoas também.

O vereador e líder do governo municipal na Câmara Ricardo Rodrigues (PTB) também externou sua solidariedade à família de Deuzim de Pascoal pelo seu falecimento, e disse também que a Equatorial Energia tem prestado um serviço ruim a população do município, pois depois que a mesma assumiu a Cepisa os problemas só se agravaram e que pouco ela liga para os problemas dos seus consumidores, disse ele.

Vereador Ricardo Rodrigues

Ricardo informou que a prefeitura de Santana através da prefeita Maria José (PP), garantiu o pagamento do Seguro Safra pagando rigorosamente suas parcelas e os agricultores já estão aptos a receberem o benefício. Quanto aos projetos de Lei do executivo o mesmo disse que era favorável pela sua aprovação e, informou também que votaria a favor do requerimento da vereadora Clarete Rabelo, pois todos que estão na relação tem relevantes serviços prestados à população do município, pois sempre trabalharam pelo engrandecimento e desenvolvimento da cidade.

Para o vereador Geosmar Pedro de Aquino (Bau – PSD), a empresa Equatorial Energia depois que assumiu a Cepisa estar prestando um serviço de péssima qualidade para seus usuários, o que tem causado prejuízos a população de Santana do Piauí.

Vereador Bau

Quanto aos projetos de Lei o mesmo disse que era favorável à aprovação, mais que o requerimento da vereadora o mesmo só concordava com alguns nomes da relação porque realmente prestaram grandes serviços aos santanenses, já outros nomes o mesmo não era favorável.

A vereadora Clarete Rabelo (MDB) por sua vez na tribuna da Câmara também lamentou o falecimento do jovem Deuzim de Pascoal, e se solidarizou com a família naquele momento de muita dor e sofrimento. Sobre a Equatorial Energia ela também criticou o modo como a empresa vem prestando serviço aos santanenses e, disse que caso não melhore o serviço era preciso cobrar mais dela, frisou ela.

Vereadora Clarete Rabelo

Clarete Rabelo aproveito para defender seu requerimento e disse que entende a manifestação dos vereadores que não concordam, pois cada um tem opinião própria, mais que também reconhece os serviços prestados por todas aquelas pessoas que constam de sua lista, o que fazem por merecer o título de cidadania do município e que qualquer vereador pode também solicitar o mesmo pedido para outras pessoas independentemente de críticas ou manifestações. A vereadora aproveitou para convidar toda população para participara da audiência pública que irá ocorrer na próxima quarta-feira (13) na Câmara Municipal.

A vereadora acrescentou ainda que o senador Ciro Nogueira tem sido um parceiro muito forte no município, pois tem conseguido muitos bvenefícios e sempre esteve ao lado da população, por isso é uma das personalidades que realemente merece receber o título de cidadania.

O presidente da Câmara Antônio de Hercília (MDB) disse que lamentava a morte prematura de Deuzim de Pascoal, pois era um jovem trabalhador que ainda tinha muita vida pela frente. O parlamentar falou também sobre os projetos de Lei que estavam em análise nas comissões para serem votados e, que esperava que todos os vereadores aprovassem.

Presidente da Câmara Antônio de Hercília

Antônio de Hercília criticou também a forma como a Equatorial Energia tem prestado serviço no município e, disse que se continuar desse jeito ela vai causar enormes prejuízos a população santanense, pois é um descaso total. Sobre o requerimento da vereadora Clarete Rabelo, o mesmo disse que era favorável sua aprovação pois reconhece que essas pessoas realmente têm prestado relevantes serviços à população do município.

O presidente aproveitou para convidar a população para participara da audiência pública que irá ocorrer na próxima quarta-feira (13), na Câmara Municipal onde contará com a presença da prefeita Maria José, de representantes do Ministério Público, da Polícia Militar e representantes de entidades do município. No final da sessão, o mesmo colocou em votação os projetos de Lei que foram aprovados por unanimidade e, o requerimento da vereadora recebeu seis votos favoráveis e três contras, mais que foi aprovado pela a maioria.

Facebook