Matéria / Cidades

Secretaria Municipal de Saúde reúne mais de 200 profissionais para capacitação

A capacitação contou com a partição de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e coordenadores e teve como objetivo fazer o remapeamento do município para que haja equidade e assistência a todas as pessoas.

12/11/2019 | Edivan Araujo
Evento realizado pela SMS / Foto: Ascom

Redação: Daniel Holanda

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de atenção Básica realizou nesta terça-feira (12) uma capacitação com todos os agentes comunitários de saúde e enfermeiros. O evento aconteceu pela manhã e tarde no Centro Educacional Petrônio Portela, o Premem.

A capacitação contou com a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e coordenadores. O objetivo da reunião foi  fazer o remapeamento do município para que haja equidade e assistência a todas as pessoas, independente do lugar que elas estejam, além de Capacitar os profissionais de saúde a utilizar o sistema e-SUS, que é o responsáveis por todas as informações que saem.

“Hoje o foco está voltado para atenção primaria, que o novo financiamento de saúde,  trataremos  com as equipes de saúde da família como será  o custeio do trabalho a partir do próximo do ano, devido a essas mudanças que estão acontecendo a nível nacional e como essas mudanças vão refletir no nosso trabalho. Nós estamos nos esforçando para garantir que toda população tenham um agente comunitário de saúde e uma equipe de saúde da família de referencia”, ressaltou a Coordenadora da Atenção Básica, Ionara Holanda.

Ionara Holanda

A agente comunitária de saúde(ACS), Anara Barros,  fala da importância da capacitação. “ Essa capacitação é muito importante porque houve uma mudança muito grande do Ministério da Saúde no corte de recursos  com os municípios, então temos que nos capacitar para essas mudanças. Se nós, não se capacitarmos teremos uma queda na produção. O prefeito e o secretário de saúde estão dando total apoio na capacitação e tenho certeza que eles vão nos ajudar com equipamentos para facilitar o trabalho de cada um de nós”, disse a ACS. As mudanças no mapeamento vão entrar em vigor  a partir de janeiro do próximo ano.

 

Fonte: Ascom 

Facebook