Matéria / Cidades

Negritude, dança afro e rodas de conversa, marcam os temas do 5° manifesto: Zumbi Vive

O mês é marcado com projetos que resgatam e evidencie a cultura afro Brasileira

15/11/2019 | Edivan Araujo
Imagem:Divulgação / Foto: Ascom

Como forma de promover o debate sobre a negritude, sua cultura e heranças o grupo adimó articula para o dia 20 de novembro, na Praça Josino Ferreira às 19h o 5° manifesto: Zumbi Vive. O mês é marcado com projetos que resgatam e evidencie a cultura afro Brasileira. Como articulador desse tema o grupo Adimó prepara ações em que o debate seja levantado.

“dentro do mês das atividades alusivas a consciência negra, que se dá no mês de novembro. Vamos fazer várias atividades, como o dia 20 que tomou uma dimensão diferente, que é mais político, momento esse que falamos da conjuntura do país, a figura do negro, grupos de capoeira, religiões de matrizes africanas, professores, alunos e sociedade se manifestando em prol a discussão racial, tanto nacional, como na cidade Picos.” destaca Mano Chagas, diretor.

A estudante Alice Lima, bailarina e voluntária do adimó, enxerga como oportunidade de envolver mais pessoas e  debater sobre a cultura Afro. Discutir essas temáticas com grupos distintos ajuda a conscientizar as pessoas “temos que sentar e conversar sobre esses temas, falar também da apropriação cultura da cultura afro e como ocorre, levantar esses questionamentos. Acho importante, para mostrar isso às pessoas, e que além da cor da pele, cabelo cacheado, crespo nós somos iguais, somos humanos” afirma.

Depois das rodas de conversa o evento segue para as atividades culturais, como apresentações, danças afros, hip-hop, capoeira e poesias.

Ascom

Facebook