Matéria / Geral

Projeto “Natal de Sonho e de Luz” vai iluminar e revitalizar o Centro de Teresina

O projeto visa revitalizar parte do centro de Teresina nesse final de ano

19/11/2019 | Edivan Araujo
Reunião que definiu o projeto / Foto: Ascom

As fachadas de prédios centenários, que fazem parte do complexo arquitetônico histórico do Centro de Teresina, vão ganhar as cores e as luzes do natal a partir do dia 9 de dezembro. O projeto “Natal de Sonho e de Luz” vai revitalizar parte do centro da cidade com decoração natalina, feira de artesanato e uma programação intensa, aberta ao público, e com diversas atrações culturais. O projeto é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

 

O projeto foi apresentado nesta terça-feira (19), durante reunião no Palácio do Karnak, com o objetivo de definir, junto aos representantes de órgãos parceiros, qual a responsabilidade de cada um no evento. A programação cultural será realizada entre os dias 9 e 18 de dezembro.

“Com a reforma e restauração de prédios históricos, a exemplo do Palácio da Cultura e do Museu do Piauí, o centro ganhou mais vida. Esses espaços precisam ser mais visitados. O Natal de Sonho e de Luz é um grande projeto, com vários parceiros, que além de deixar nosso centro mais bonito, vai ajudar na revitalização de vários espaços”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

O arquiteto Paulo Vasconcelos, responsável por toda a parte da decoração do evento, apresentou os detalhes do projeto durante a reunião. “A ideia é colocar a cidade como o principal elemento cênico do natal, por isso, vamos explorar a iluminação das fachadas. Queremos requalificar o centro de Teresina, tão importante para a memória da população”, explica. Na avenida Antonino Freire as carnaúbas do passeio central terão suas copas iluminadas. Na mesma avenida, o Palácio de Karnak, que todos os anos ganha decoração natalina, será um dos pontos de visitação abertos ao público. Todas as fachadas das casas situadas no entorno devem ganhar pintura e iluminação.

O Natal de Sonho e de Luz começa pela fachada da Igreja São Benedito, que vai ganhar projeções em vídeo mapping. A mesma técnica, que reproduz conteúdos audiovisuais num espetáculo de luzes e sons, já foi usada no Piauí, na Ópera da Serra da Capivara, no Anfiteatro da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato. No adro da Igreja também vão acontecer apresentações culturais.

Em seguida, os visitantes podem descer até a praça Pedro II. De um lado, no Theatro 4 de Setembro, um coral formado por crianças vai se apresentar diariamente, nas janelas da maior casa de espetáculos do Piauí. Na praça também será montada uma Feira de Artesanato. Além disso, haverá uma grande árvore de natal e apresentações culturais no coreto. É nesse espaço também que será montada a Praça de Alimentação.

O próximo destino é a Central de Artesanato Mestre Dezinho, que vai receber várias apresentações culturais, incluindo espetáculos de alunos da Escola de Dança Lenir Argento e de um Auto de Natal. A partir do dia 10 de dezembro, na Galeria de Artes Nonato Oliveira, o visitante ainda poderá conferir os presépios e as obras dos artistas plásticos piauienses durante o Salão de Arte Santeira do Piauí. Além dos espaços que ficam no corredor cultural da Praça Pedro II, o projeto ainda engloba as visitas guiadas ao Palácio da Cultura, sede da Secult, e ao Museu do Piauí.

As apresentações devem ser iniciadas, diariamente, a partir das 18 horas. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Turismo, Coordenadoria de Comunicação do Estado, Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Equatorial Teresina, dentre outros.

 

Fonte: Secult

Facebook