Matéria / Educacao

UAB lança edital com novos cursos e permite ingresso com notas do Enem

Mais de duas mil vagas serão ofertadas e o período de inscrição é de 7 a 12 de fevereiro

02/02/2020 | Edivan Araujo
Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera explica edital / Foto: Ascom

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizou, nessa quinta-feira (30), a divulgação oficial do edital para ingresso de alunos na modalidade EAD (Educação a Distância) no período 2020.1. Pela primeira vez, a seleção se dará por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e serão aceitas as notas das edições de 2014 a 2019. Mais de duas mil vagas serão ofertadas.

O lançamento ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), IES ofertante da UAB no estado, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), mas que tem como parceiras a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O reitor da Universidade Federal do Piauí, prof. dr. José Arimateia Dantas Lopes, afirmou que o desejo de muitos jovens de ingressarem em uma universidade pública é muito grande, por isso mesmo o esmero no lançamento do edital é necessário.

“Mais de um terço de nossos estudantes são de educação a distância, que tem a mesma qualidade do ensino presencial e nossos cursos têm uma equipe muito bem preparada, por isso mesmo são tão procurados. O ensino a distância é o ensino do futuro e a tendência é ampliar essa proporção. Sendo assim, as parcerias se fazem muito mais necessárias”, observou o reitor.

Expansão da educação superior no estado

A UFPI, por intermédio do Cead, está presente em 42 polos de ensino, do litoral ao extremo sul do estado, abrangendo todo o Piauí (40 polos) e, também, o oeste da Bahia (2 polos). São mais de 10 mil estudantes que, graças à educação a distância, podem ter acesso ao ensino universitário – graduação, especialização e mestrado – em regiões distantes dos grandes centros de ensino.

No novo edital, dos oito cursos que serão ofertados pela UAB, dois são novos, Turismo e Ciências Contábeis. Também serão criados novos polos em Fronteiras, Palmeirais e Altos. O período de inscrição é de 7 a 12 de fevereiro, o resultado sai dia 5 de março de 2020.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a educação a distância é muito importante no Piauí, sendo o governador Wellington Dias, além de entusiasta, um dos criadores desse processo. “Hoje, também, o Piauí tem uma plataforma tecnológica que atende a educação superior, o ensino técnico profissionalizante por meio de mediação, além de formação e também levando ensino médio e preparatório Enem para o estado. A tecnologia é indissociável de nosso dia a dia e será dada continuidade da parceira do Governo do Estado com a UFPI e Uespi na expansão da educação superior, a exemplo do programa Uapi, que é similar à UAB. Seremos o primeiro estado brasileiro que terá vestibular público em todos os municípios, pois é uma decisão de governo”, destacou o gestor.

Atualmente, quase 90% da população piauiense já pode ser atendida por um polo superior, segundo Ellen Gera. “A Seduc é mantenedora da infraestrutura, corpo administrativo, parte tecnológica de conectividade da maioria dos polos da UAB e continuará fazendo, pois acredita na parceria. A EAD oferece a oportunidade real de democratização do ensino superior, antes tão restrito aos limites físicos da sala de aula”, completou Ellen Gera.

A Universidade Aberta do Piauí (Uapi) é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

A instituição está integrada ao sistema da UAB e é fruto da parceria entre a Seduc, Uespi e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Atualmente está presente em 120 municípios e já ofertou em seus vestibulares seis mil vagas no curso de Bacharelado em Administração.

 

Fonte: Com informações da Ascom

Facebook