Matéria / Geral

FMS: paciente monitorado por suspeita de coronavírus está em boas condições

A médica esclarece que, independente do resultado positivo ou negativo, o jovem de 24 anos segue em tratamento, de acordo com protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde

28/02/2020 | Edivan Araujo
Amariles Borba / Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Amariles Borba informou que o paciente em Teresina que está sendo monitorado por suspeita de infecção pelo coronavírus está em "em boas condições". A médica esclarece que, independente do resultado positivo ou negativo, o jovem de 24 anos segue em tratamento, de acordo com protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

"O paciente se encontra em boas condições. Quero enfatizar a população que o resultado dando positivo ou negativo não influi no tratamento. A condução do tratamento com ou sem resultado de exame é a mesma, ou seja, dar suporte hepático, pulmonar e renal para que ele tenha condições de atravessar essa 'tempestade' dessa infecção por um vírus respiratório", explica Borba. 

O caso investigado em Teresina é de um jovem de 24 anos que esteve em Portugal, passou por Amsterdã, Paris e veio para o Piauí. Ao chegar de viagem, a pessoa procurou atendimento médico após sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum.

"O hospital que ele procurou, comunicou à vigilância e contatamos um médico infectologista que foi ao local, conversou com o paciente, examinou, ouviu a história e achou que seria o caso de fazer a investigação obedecendo o protocolo. Essa pessoa estava em Portugal, passou por Amsterdã, ficou 14 horas no aeroporto de Paris e veio para o Piauí. Será se apanhou o vírus no aeroporto? não sei. Por isso estamos seguindo o protocolo que o Ministério da Saúde", esclarece a diretora  de Vigilância em Saúde. 

Amariles Borba explica que a FMS também está em contato direto com pessoas que tiveram contato com o paciente.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

"Estão sendo acompanhadas através de telefonemas, duas vezes ao dia, para saber se tem algum sintoma e a orientação é ficar em casa", disse Borba que enfatiza a necessidade de lavar as mãos, da ponta do dedo ao cotovelo, várias vezes ao dia. 

"Em relação às crianças fica o alerta pra não beijá-las nas mãos, nos braços ou pés, mas na cabeça ou costas para evitar a contaminação", finaliza Amariles Borba. 

Jovem de Floriano que fez  tour na Europa é monitorada

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, está monitorando uma jovem de 22 anos que procurou a unidade de saúde com sintomas de gripe. A preocupação é porque a estudante viajou recentemente para dez países da Europa. 

Ela chegou ao hospital na tarde dessa quarta-feira (26)  apresentando tosse, febre, dor no corpo, coriza e dor de cabeça. O diretor clínico Justino Moreira esclarece que o caso não é considerado suspeito para o Covid-19 porque a paciente já está no Piauí há 20 dias. 

 

Teresinense que está na Itália fala sobre rotina 

A TV Cidade Verde conversou com o teresinense Roberto Lopes que está de férias em Florença, na Itália, desde o último dia 19 de fevereiro. Por meio de videochamada, ele contou um pouco sobre a rotina no país.

 

Por Graciane Sousa

Fonte: Cidadeverde

Facebook