Matéria / Geral

Construção civil retorna atividades com rígido controle de segurança

Como setor importante frente ao cenário de pandemia da Covid-19, na geração de emprego e renda, a construção civil adotou um rígido controle de segurança

08/07/2020 | Edivan Araujo
Nova fase da construção civil / Foto: Ascom

Após mais de 100 dias de paralisação, o setor da construção civil retornou suas atividades ontem, dia 07 de julho, com todas as medidas de segurança nos canteiros de obras, adaptados para garantir a proteção dos colaboradores e toda a sociedade. Neste primeiro momento, o setor retorna com 100% do quadro de funcionários, em jornada laboral de 8 horas por dia, de terça-feira a quinta-feira.

Como setor importante frente ao cenário de pandemia da Covid-19, na geração de emprego e renda, a construção civil adotou um rígido controle de segurança nos canteiros de obras. As medidas incluem a medição da temperatura corporal dos trabalhadores, marcação de pisos na entrada, restrição de pessoal não autorizado nos canteiros, disposição de informações preventivas, além de reforçar o não compartilhamento de objetos pessoais, uso de máscaras e álcool e gel, por exemplo. 

“Teremos também limpeza permanente, ampliação no número de lavatórios e controle de filas nos horários de entrada e saída. E vamos intercalar os horários de café da manhã e almoço, evitando assim aglomerações nos canteiros. Assim seguiremos trabalhando com toda tranquilidade e segurança em nossos canteiros”, reforça Francisco Reinaldo, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina). 

O gestor ainda explica que o cumprimento do decreto da Prefeitura vai ajudar na condução para um retorno seguro. "Iremos trabalhar inicialmente três dias na semana, de terça-feira a quinta-feira com 100% do efetivo e oito horas por dia. Aproveitaremos esses dias de ajustes e adaptação para garantir uma segurança bem maior aos nossos colaboradores. E após quinze dias atuaremos de segunda-feira a quinta-feira. E, logo após, com mais quinze dias de atividades, voltaremos a funcionar durante toda a semana. Nossos canteiros estão adaptados e seguiremos os protocolos para evitar contaminação", reforça o presidente do Sinduscon. 

Com a retomada gradual das atividades econômicas, a expectativa do setor da construção civil é que os empregos perdidos durante a pandemia, possam ser recuperados já nestes primeiros meses após o retorno dos trabalhos, como afirma Francisco Reinaldo. “Os empregos que foram perdidos já serão recuperados em breve e a expectativa é muito positiva para o mercado imobiliário neste segundo semestre”, avalia.

 

Fonte: Ascom 

Facebook