Matéria / Cidades

Após lockdown, Vila Nova do Piauí zera casos de pacientes com a Covid-19

O município já registrou 40 casos de coronavírus

08/07/2020 | Edivan Araujo
Cidade de Vila Nova do Piauí / Foto: Google Maps/ Reprodução

A Secretaria de Saúde de Vila Nova do Piauí, distante cerca de 370 Km ao sul de Teresina, anunciou que todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 no município estão curados.  Com pouco mais de 3 mil habitantes, Vila Nova chegou a registrar 40 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

O último  paciente a passar pelo tratamento é um homem de 28 anos que foi liberado ontem (07), após não apresentar mais sintomas e obedecer a todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 
 
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na  terça-feira (08), Vila Nova do Piauí não possui mais casos ativos ou novos diagnósticos de contaminação pelo novo coronavírus. 

O município passou por um Lockdown entre os dias 22 e 29 de junho. Durante o período, apenas farmácias e serviços de vigilância estavam autorizados a funcionar. As demais atividades comerciais, funcionavam apenas por meio de delivery. 

Na avaliação do prefeito, Edilson Brito (PSB), o fechamento total das atividades e a testagem da população foram os fatores que contribuíram para que Vila Nova conseguisse zerar o número de casos da Covid-19. De acordo com ele, as medidas preventivas devem continuar, como forma de garantir que o município não volte a registrar casos da doença. 

"Desde o primeiro decreto do governo do Estado, em março, quando surgiu a pandemia, agimos na hora certa. Seguimos a orientação do Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária e tomamos todas a medidas cabíveis.  Quando foram surgindo os casos, que vimos que estavam aumentando, decidimos  fechar as atividades econômicas, como forma de fortalecer a prevenção. Alguns comerciantes não gostaram, outros disseram que não precisava, mas ficou claro que o lockcdown foi determinante para conter o avanço da doença no nosso município", disse o prefeito. 

Além do Lockdown e da testagem da população, dos comerciantes e de servidores públicos, a Secretaria de Saúde de Vila Nova também realizou a distribuição de máscaras e outros equipamentos de proteção individual para os moradores, principalmente das comunidades da zona rural. 

O último boletim epidemiológico, divulgado ontem(07), aponta que Vila Nova registrou 221 casos notificados, 181 descartados, e 40 casos confirmados da Covid-19.  Ainda de acordo com o boletim, os pacientes contaminados foram recuperados sem a necessidade de hospitalização, através do tratamento domiciliar, obedecendo ao isolamento social.

No Piauí

O boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem(07), pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que o Piauí já ultrapassa a marca de 28 mil casos confirmados da Covid-19. Até o momento, 858 óbitos já foram registrados pela doença, que já possui casos em 213 dos 224 municípios piauienses. 

 

Finte: Cidadeverde 

Facebook