Matéria / Cidades

Saúde de Picos divulga estudo epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos divulgou um estudo epidemiológico que se refere a evolução da Covid-19 até o dia 11 de julho, no município

13/07/2020 | Edivan Araujo
Secretaria Municipal de Saúde de Picos / Foto: Ascom

Por Mateus Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos divulgou um estudo epidemiológico que se refere a evolução da Covid-19 até o dia 11 de julho, no município.

Taxa de incidência

De acordo com o estudo epidemiológico de Picos, até o dia 11 de julho, o município apresentava 916 casos confirmados da Covid-19. Ainda conforme o estudo, a taxa de incidência é de 117,1 / 10.000. “Considerando todo o período de circulação do vírus na cidade, a taxa de incidência (número de casos novos de uma doença dividido pela população exposta em um espaço geográfico durante um tempo especificado) é igual a 117,1 casos / 10.000 habitantes”, frisa o documento.

Taxa de letalidade e mortalidade

Segundo dados apontados no estudo, o município de Picos apresenta números inferiores ao país referente a taxa de letalidade e mortalidade. “Atualmente o município de Picos possui taxa de letalidade igual a 2,0% e mortalidade de 0,23‰, sendo números inferiores aos vistos no país (3,9% e 3,4‰, respectivamente). A taxa de letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes, ao longo de um determinado período de tempo; já a taxa de mortalidade representa o número de óbitos ocorridos em relação ao número de habitantes de um determinado local”, afirma.

Proporção de casos em acompanhamento, recuperados e óbitos

O gráfico 3 do estudo aponta que em Picos, 69,1% dos casos positivos estão em acompanhamento, 28,9% já estão recuperados e 2,0% vieram a óbito.

Testagem

Segundo o levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Picos, na cidade já foram aplicados 8.660 testes rápidos. “O município possui um programa de testagem eficiente; reflexo dessa informação está no número de testes rápidos já realizados na população, que chega a 8.660, considerando tanto os insumos adquiridos pelo município, quanto os recebidos pela SESAPI e aqueles realizados através de pesquisas epidemiológicas”, destaca o documento.

Monitoramento

Ainda é ressaltado que Picos possuí um monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. “Na cidade de Picos existe constante monitoramento dos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 através dos diversos serviços de saúde disponíveis da Rede de Atenção à Saúde municipal”, pontua.

Confira estudo 

 

Finte: Ascom 

Facebook