Matéria / Atendimento

Prefeito de Bocaina fala sobre a situação da COVID-19 no município

Ele ressaltou as medidas preventivas tomadas para a proteção da população na cidade

21/04/2020 | Edivan Araujo
Prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Sá Barros e Secretário de Saúde do Município Edilberto Lima. / Foto: Elton de Souza Araújo / Agoraed

Por Elton de Souza Araújo

O Prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Sá Barros falou sobre a atual situação do Coronavírus, COVID-19, no município, comentando o recente caso de um paciente que foi acometida pelo vírus e curou-se e ressaltando a importância da quarentena como forma de prevenção à doença.

De acordo com o gestor, a paciente que esteve em contato com algumas pessoas em Bocaina pegou o vírus, porém curou-se, mas, por medida de prevenção as pessoas que estiveram em contato com ela no município, foram localizadas e estão em uma quarentena mais rigorosa, tendo todo o acompanhamento e assistência por parte da Secretaria Municipal de Saúde do município.

“Por medida preventiva visando a saúde da população como um todo estamos monitorando estas pessoas em uma quarentena rigorosa e assistida com pessoas preparadas e instruídas para tal procedimento, levamos em conta que a paciente que estava acometida pela COVID-19, curou-se e já segue sua rotina normalmente, mas precisamos ter o máximo de cuidado possível, por isso tomamos as devidas precauções”, disse.

Ele também destacou as medidas tomas pela secretaria de saúde com relação aos procedimentos e aos equipamentos de segurança dos profissionais da saúde do município.

“Pensando nos nossos profissionais da saúde que estão na linha frente no enfrentamento desta pandemia, disponibilizamos o equipamento de segurança para todos os profissionais inclusive do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que muitas vezes são os primeiros a entrar em contato com os pacientes e portanto também merecem a nossa atenção e cuidado”, frisou.

O Secretário de Saúde, Edilberto Lima, comentou os procedimentos adotados para o atendimento de pessoas nos postos de saúde e no hospital do município.

“Estamos sendo bem cautelosos com muitos casos e sintomas parecidos com a do COVID-19, já que estamos no final do nosso período chuvoso onde aumentam os índices de resfriados, ataques alérgicos, Dengue, Chinkungunya e Zica Vírus, estas últimas três transmitidas pelo mosquito da dengue, sem falar no H1N1, que tem seus sintomas parecidíssimos com o Coronavírus. Então precisamos ser cautelosos ao atender todos esses pacientes e tomar as devidas providências para que os nossos profissionais da saúde não sejam prejudicados, pois dependemos inteiramente deles para sucesso no combate a esta doença tão grave”, falou.

Fotos: Elton de Souza Araújo / Agoraed

 

Facebook