Matéria / Educacao

Gildásio Guedes é escolhido por Bolsonaro como novo reitor da UFPI

O vice-reitor é o professor doutor Viriato Campelo, do Centro de Ciências da Saúde

17/11/2020 | Redação
Professor Gildásio Guedes / Foto: Meio Norte

O professor Gildásio Guedes foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), para ser nomeado como o próximo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  O vice-reitor é o professor doutor Viriato Campelo, do Centro de Ciências da Saúde.

Gildásio foi um dos mais votados na seleção da lista tríplice feita pelo Conselho Universitário da UFPI e teve seu nome enviado à Presidência da República que ficou a cargo de escolher o futuro reitor da instituição. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Professor Gildásio Guedes é o novo reitor da UFPI

Gildásio Guedes Fernandes é formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de Campinas e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Tecnologias Digitais. Atualmente, o professor é Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância ( CEAD/UFPI). Ele assume a reitoria no lugar do atual reitor José Arimateia Dantas.

O processo de escolha do futuro reitor da UFPI chegou a ser paralisado pela justiça após uma das chapas que participou da disputa questionar a legitimidade da consulta acadêmica realizada online. 

A Reitoria é o órgão máximo da administração de qualquer instituição de ensino superior. As suas principais competências são planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade.

Fonte: Meio Norte 

Facebook