Matéria / Educacao

Maio Amarelo 2021 sugere respeito e responsabilidade no trânsito

A campanha pretende conscientizar a população de que as atitudes no trânsito trazem consequências

04/05/2021 | Redação
Maio é o mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito / (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Maio é o mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, o tema do Movimento Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

No ano passado, os acidentes de trânsito no país causaram a morte de cerca de 32 mil pessoas, além de deixar algum tipo de sequela em mais de 400 mil vítimas.  Além disso, esse período registrou o aumento da morte de ciclistas e motociclistas. A campanha pretende conscientizar a população de que as atitudes no trânsito trazem consequências.

A ideia do tema é chamar a atenção da sociedade para reduzir o alto índice de mortos e feridos no trânsito. E também promover um trânsito mais humano, onde é preciso que os motoristas controlem a impaciência e a intolerância quando estão dirigindo.

Entre as ações previstas para o Maio Amarelo 2021 está o incentivo ao uso das passarelas e faixas de pedestres, e o alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os vulneráveis no trânsito, como pedestres, motociclistas e ciclistas.

O mês de maio foi escolhido porque no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com uma referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. No Brasil, o movimento Maio Amarelo nasceu em 2014. Por que amarelo? Porque é a cor que sinaliza "atenção" no semáforo.

Durante este mês, monumentos públicos ficam iluminados com essa cor, à noite. Como os palácios do Itamaraty e do Planalto, em Brasília; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e o Monumento às Bandeiras, em São Paulo.

De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, em 2019 foram quase 32 mil vidas perdidas em acidentes. Lembrando que, em busca de um trânsito mais seguro, no mês passado, foi apresentado o Novo Código de Trânsito Brasileiro. Uma das mudanças prevê o fim de penas alternativas para quem causar um acidente com vítimas, sob o efeito do álcool.

Facebook