Matéria / Geral

Mães apostam no estudo de idiomas e realizam o sonho de serem bilíngues

Mais do que dominar um novo idioma, o aprendizado simboliza a busca por novos saberes e exige adequação

05/05/2021 | Redação
Mães apostam no estudo de idiomas e realizam o sonho de serem bilíngues / Foto: Reprodução / Ilustrativa

Sonhos nunca envelhecem. Pelo contrário, se renovam constantemente. Nesse mês das mães, data mais que especial, um aspecto sempre se potencializa: o aprendizado. Muitas mães precisam adiar o desejo de aprender novas línguas por conta das demais atividades que assumem no dia a dia, deixando o estudo de idiomas para outro momento. Mas isso tem mudado. Marilea Leal e Karla Gonçalves estudam inglês e são a prova de que é possível encontrar um tempo para se tornar bilíngue.

Muito mais do que ser fluente em um novo idioma, a ação simboliza a busca por novos saberes. Marilea Leal tem 41 anos e estuda há três anos. Ela concorda que o seu desejo vai além de apreender a língua de um outro país. Esse aprendizado também envolve a imersão em novas culturas, formas de pensar e interagir com o mundo e consigo mesma. Segundo ela, é um desafio constante e, na mesma medida, estimulante para o funcionamento do seu cérebro, proporcionando prazer.

As vantagens e benefícios à sua vida são muitos, mas ela destaca que assumir essa terceira função enquanto já se é mãe e profissional, exige bastante esforço. Planejamento e organização são as palavras de ordem para ela. Marilea compartilha que em meio à rotina atribulada, continuar estudando serve de inspiração aos três filhos. "Hoje aprender um novo idioma é praticamente uma necessidade. As crianças também sentem isso no dia a dia quando ganham um novo jogo, assistem a entrevistas e vídeos em outros idiomas. Elas curtem muito, pois aprendem se divertindo", externa a aluna da Wizard Teresina.

O desejo por aprender um novo idioma tem diversas motivações. Para Karla Gonçalves, 38 anos, o interesse surgiu da sua busca por crescimento profissional e também pela curiosidade em conhecer outras culturas. Mãe de dois filhos, ela também garante que é necessária uma dose extra de concentração e organização para que tudo corra tranquilamente enquanto estuda. Como estratégia, estabeleceu horários programados para realizar as tarefas de casa, trabalho e estudos.

Para ela, que estuda há três anos, o sonho se torna realidade a cada dia. Mais do que isso: serve de estímulo para os filhos. "Sempre os incentivei a estudar de um modo geral. Aprender um novo idioma é uma porta que se abre para o conhecimento", frisa Karla.

Ser mãe, trabalhar e estudar exige mais esforço do que se imagina. Quando os sonhos falam mais alto, é possível aprender um, dois, três e quantos idiomas forem desejados.

 

Fonte: Ascom

Facebook