A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social, realizou na manhã de hoje, (20), uma roda de conversa com gestantes em alusão ao Setembro Amarelo.
“A campanha Setembro Amarelo visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, que alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e em todo mundo, esclarecendo sobre os fatores de risco e as formas de acolhimento”, explica a psicóloga Kélia Rocha, ministrante do dia.
Programa Criança Feliz
O programa Criança Feliz teve início em Picos no ano de 2017. A equipe local é composta por 14 visitadores e 02 supervisores, os quais realizam visitas domiciliares para levar orientações de promoção ao desenvolvimento infantil.
O referido programa atende gestantes, crianças de até 3 anos e seus familiares inscritos no Cadastro Único, além de crianças de até 6 anos atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na conversa de hoje, gestantes de vários bairros de Picos, além das equipes de visitadores do município e membros envolvidos, participaram da ação.
A Secretária do Trabalho e Assistência de Picos, Marinalva Lima, lembrou a importância da ação junto à sociedade em geral.
“Pesquisas apontam que a depressão e a ansiedade aumentam durante a Pandemia, quando todos foram obrigados ao isolamento social, fazendo aumentar o medo com o futuro e elevando a carga de estresse. Dessa forma, a nossa palestra busca a conscientização das gestantes sobre a importância do vida, mas lembramos que a conscientização é fundamental para toda sociedade”, comenta a gestora.
A dona de casa Francélia Coelho, comentou sobre a palestra, como forma de tirar dúvidas das participantes sobre o tema durante a gravidez.
“É muito boa essa palestra, pois podemos resolver nossas dúvidas e assim, nós nos sentimos seguras”, avalia.
O roda de conversa, ao seu término, teve a entrega de kits de enxovais para as gestantes partipantes, por meio do Programa Criança Feliz. O evento foi realizado no CRAS do Morada Nova.
Campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo teve início no ano de 2015 no Brasil buscando conscientizar as pessoas acerca do suicídio, assim como evitar o seu acontecimento.
No dia 10 de setembro foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção. Índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto.
Nesse período do ano, empresas e o Poder Público realizam ações internas e distribuem material informativo, além de palestras sobre o tem.
Ações como atividades, palestras sobre prevenção em unidades de saúde e escolas são realizadas sistematicamente.
O objetivo central da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.