O Colégio São Judas Tadeu Unidade – IV de Picos, realizou durante esta quinta-feira (25) e sexta (26), a culminância de um Projeto Literário com os alunos do Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, onde foi trabalhado a intertextualidade desde do processo de escrita ao processo de leitura, onde os alunos tiveram a oportunidade de ter o contato com várias obras de diversos autores sendo todos dentro da faixa etária.
Segundo informou a Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil e do Fundamental I do Colégio São Judas Tadeu, a professora Ostavane, o objetivo de um projeto didático de leitura de um livro de literatura é o de criar no leitor necessidades. São desafios que criam necessidades tais como: querer conhecer, apoderar-se de bens culturais ainda guardados pela escrita, descobrir outros mundos, perceber e buscar outras leituras que “conversem” com sua leitura – a intertextualidade –, que conversem também com o leitor.
Para Ostavane, essas são necessidades que podem gerar prazer, estimular repertórios – presentes ou adormecidos - fazer sonhar, ajudar a ler e ver o mundo.
No projeto foi trabalhado os temas: A verdadeira história dos Três Porquinhos, Chapeuzinho Amarelo, Gildo, O Gatinho Perdido, A viagem da Sementinha, Uma Noite Sem Igual, A Dona Baratinha, dentre outras obras.
De acordo com a coordenadora do Ensino Infantil, o projeto literário é realizado através de atividades em sala de aula e também através de uma plataforma literária onde os alunos tem acesso a vídeos sobre a história estudada bem como a um Quiz de perguntas
Para Ostavane a leitura literária também é fundamental. “É à literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias”, explicou ela.
A coordenadora falou o quanto a literatura é importante no currículo escolar: “O cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muito”, disse Ostavane.
Coordenadora Ostavane
Experiência de sala de aula
A professora Edna Luz contou um pouco de sua experiência em sala de aula durante todo o projeto trabalhando com os alunos, e fez um relato de como tudo aconteceu.
“A leitura literária faz- se necessária para a formação do leitor desde os anos iniciais do ensino fundamental, pois além de preparar o aluno para a vida. Ela canaliza o movimento entre o real e o imaginário proporcionando diferentes saberes, deixando na vida do leitor marcas emocionais como também favorece um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas.
Percebe-se que a realidade atual (novas tecnologias) vem afastando cada vez mais nossos alunos da leitura, e com os livros literários temos a possibilidade de estimular de forma prazerosa o hábito de ler, envolvendo o aluno na imaginação, dando vazão as emoções que cada história nos é apresentada.
No 4° ano foi trabalhado entre outros livros, Raul da ferrugem azul da autora Ana Maria Machado, onde narra a história de um menino que tem medo de enfrentar os riscos de todos os dias vivenciados por nós leitores que é " MEDO de falar sobre os nossos sentimentos e emoções.
No 5 ° ano, trabalhamos também com o livro PATACOADAS de Patrícia Auerbach, o qual a temática do nosso projeto foi divertidamente relatada as histórias da autora que reconta com leveza e muito e bom humor várias " Patacoadas" da sua vida.
Procuramos levar o aluno a refletir que as Patacoadas de nossas vidas valem a pena serem contadas com muita graça sem nenhum pudor”, contou a professora Edna Luz.
Da Redação