Matéria / Educacao

Colégio São Judas de Picos promove encontro com os pais e as mães dos alunos para falar sobre inteligência socioemocional e cuidados com a família

O evento aconteceu em parceria com a Escola da Inteligência e o palestrante Francisco Farias

23/03/2023 | Redação
Centenas de familiares estiveram presentes para acompanharem as apresentações artísticas sobre a temática: "as nossas emoções" / (Fotos: Leandro Cruz)

 

O Colégio São Judas Tadeu de Picos realizou o evento "Combinados em Família: o caminho para relacionamentos saudáveis" com o objetivo de promover ações transformadoras e o cuidado com a família.

 

O momento aconteceu em parceria com a Escola da Inteligência que é um projeto que desenvolve a inteligência sociemocional de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

 

Na oportunidade, centenas de familiares de alunos e alunas estiveram presentes para acompanharem as apresentações artísticas sobre a temática: "as nossas emoções".

 

De acordo com o Diretor-Geral, Daniel Bonfim, o objetivo do evento foi reunir os alunos, pais e familiares para refletirem sobre a importância de cuidar da nossa vida sociofamiliar:

"Esse projeto que estamos aqui apresentando para vocês é algo grandioso e de valor inestimável para seus filhos. Porque estamos convictos que cuidar da nossa saúde mental e emocional dos sempre está em primeiro lugar. E essa metodologia da inteligência socioemocional traz sabedoria e discernimento para as escolhas mais importantes da vida, sobretudo como agir no presente e cultivar o futuro. Aqui priorizamos a felicidade e o bem-estar dos nossos alunos. E a família também é essencial nesse processo. A convivência com os pais e a unidade com a família são determinantes. Por isso, vocês pais e mães, valorizem muito essa disciplina, pois estamos proporcionando um conhecimento indispensável!", afirma.  

 

Em seguida, deu-se inicio a palestra do professor Francisco Farias que é Consultor Socioemocional na Escola da Inteligência (EI) de Fortaleza, Ceará.

 

Segundo Francisco Farias, a Escola Inteligência é um mecanismo educacional que atende completamente as expectativas das famílias dos alunos:

"Nós buscamos sempre inovar e estimular outros profissionais da educação a trabalhar suas emoções e a de seus alunos, para que tenhamos um sociedade mentalmente saudável. Pois, a escola e a família unidas no mesmo processo conseguem fazer uma construção de uma sociedade muito melhor. Então, estamos aqui para que os pais possam exercitar o dialógo e o autoconhecimento dentro da rotina de casa com os filhos. E isso é fundamental para o processo!", explica.

 

De acordo com ele, o programa Escola da Inteligência é desenvolvido da educação infantil, que são crianças a partir de 03 anos, até o ensino médio, que são adolescentes de até 18 anos:

"Nós fazemos a educação verdadeiramente socioemocional, de fato é uma alfabetização emocional. A cada 1 hora/aula por semana, o aluno vai aprender um determinado conteúdo desenvolvido para a fase e a faixa etária dele. São conteúdos que ele poderão dividir com a família. Além disso, a Escola da Inteligência proporciona para a família de 2 a 4 encontros por ano para dialogarmos, para compartilharmos experiências, para podermos introduzir a harmonia dentro do núcleo familiar", pontua.

 

Francisco Farias resume que o propósito maior da Escola da Inteligência:

"É o propósito de vida. É o propósito de de acreditar na educação como instrumento de transformação. É melhorar nossa educação através da saúde socioemocional, para que nossa sociedade seja mais justa, mais honesta, mais civilizada e mais amável! Por isso, estamos trabalhando incansavelmente prestando consultorias em todas as capitais e em quase todos os municípios do Brasil. E isso tudo é muito satisfatório! Os resultados comprovam que nossa missão está valendo muito a pena!", conclui.

Assista ao vídeo de apresentação da Escola da Inteligência:

 

Vejam mais fotos!

Facebook