Matéria / Cidades

Aprovado projeto lei que cria código ambiental do município

28/06/2013 | Edivan Araújo
/

Por Jonas Rocha

Com a presença dos quinze vereadores, a Câmara Municipal de Picos realizou na tarde desta quinta-feira (27) mais uma sessão ordinária. Na ocasião foi aberta sessão extraordinária para votação de dois projetos do Prefeito Municipal.

Foram aprovados em primeira e segunda votação os projetos que cria o Código Ambiental de Picos e o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

O primeiro orador da tarde foi o vereador Evandro Reis (PTB) e apresentou dois requerimentos onde solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, a criação do bolsa estudo no âmbito do município de Picos. “Para atender as famílias de baixa renda que precisam de ajuda na educação de seus filhos, com essa bolsa o objetivo é melhorar a qualidade do ensino dos nossos jovens e preparar para o mercado de trabalho”, explicou. Em outro requerimento o Parlamentar solicitou do governo do Estado, o prolongamento da rede de energia elétrica com iluminação pública da BR-316 indo até o bairro Belo Norte.

Em seguida o vereador Toinho de Chicá (PMDB) solicitou do Prefeito Municipal de Picos, a criação de um posto de saúde com consultório odontológico na localidade Volta do Morro. “É uma reivindicação do povo daquela região e que merece atenção”, disse.

Na sequência o vereador Edilson Carvalho (PTB), disse que apesar da pouca participação da população, a audiência pública realizada na última terça-feira (21) para tratar dos problemas da telefonia móvel em Picos, foi bastante proveitosa. “Cumprimos o nosso papel, reivindicamos, cobramos e esperamos que resolva o mais breve possível”. O parlamentar falou da importância do projeto lei que cria o Código Ambiental do município. “Como sabemos o meio ambiente, hoje ele está permeando quase todas as atividades, por exemplo, para fazer uma construção tem que ter uma licença do meio ambiente”, destacou.

Quarta a subir na tribuna a vereadora Fátima Sá (PSDB) apresentou projeto que dispõe sobre a assistência técnica e jurídica gratuita para os pequenos agricultores do Município de Picos. O projeto visa à regularização de áreas rurais em processo de inventário, doações, contratos de compra e venda.

A vereadora Valdívia Santos (PSB) foi à quinta subir na tribuna, destacou o alto índice de acidentes com vítimas fatais no trecho que liga Picos a Fátima do Piauí. A parlamentar solicitou do DNIT/PI, a instalação de sinalização com redutores de velocidade na BR-316, na altura do povoado Fátima do Piauí.

Posteriormente o vereador Iata Rodrigues (PSB) fez uma explanação dos seus projetos e requerimentos a serem votados na sessão. Iata Rodrigues solicitou da Prefeitura Municipal de Picos reforma na praça do bairro Aerolândia e arborização nas ruas do referido bairro. Segundo o parlamentar é uma reinvindicação dos moradores da comunidade.

Sétimo a falar o vereador José de Arimatéia “Maté” (PSL) solicitou da Prefeitura Municipal a conclusão do calçamento do povoado Valparaíso. Maté falou também da importância do Projovem, projeto que incentiva os jovens a ingressarem no mercado de trabalho.

O vereador Renato (PSB) solicitou da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras que seja feita a complementação da abertura de várias ruas no povoado Torrões, devido o crescimento do mesmo. “Para que o povoado possa crescer, nós sabemos que junto com o progresso vem o desejo da população de se desenvolver”, disse.

Vereador Rinaldinho (PSB) foi o nono a discursar e explanou sobre seus requerimentos. Rinaldinho solicitou da Prefeitura Municipal através das secretarias de obras e serviços públicos, que seja feito arruamento, calçamento e limpeza geral no cemitério do bairro Parque de Exposição. Em outro requerimento o parlamentar requer da Empresa de Telecomunicações Oi a instalação de orelhões nas comunidades: Malhada Grande e Brejinho.

Vereador Simão Carvalho (PMDB) aproveitou a ocasião para convidar a população de Picos a participar de uma audiência pública que será realizada no dia 8 de julho. O encontro discutirá sobre a segurança pública do município. Simão Carvalho solicitou do Governo do Estado à instalação de câmeras de segurança na área central de Picos.

Wellington Dantas (PT) alertou a população a participar da audiência sobre segurança pública. O petista disse que é preciso tomar providências na questão da segurança de Picos. Em discurso Wellington Dantas citou a empresa que está responsável pelo trabalho de saneamento básico no bairro Junco, o vereador acrescentou que há muitas falhas no serviço, dificultando a locomoção das pessoas.

Por último o vereador José Luis (PSB) criticou a forma como a mídia vem divulgando o projeto do Deputado Marco Feliciano. Segundo José Luis as informações estão sendo repassadas de forma distorcida para a sociedade. O vereador explanou sobre o trabalho que a Igreja Assembleia de Deus realiza no país, contribuindo no resgate de jovens usuárias de drogas e trazendo para o convívio social.

Facebook