Matéria / Social

Isabel Fonteles visita Maternidade e Centro de Parto Normal de Oeiras

24/01/2024 | Redação
/ (Fotos: CCOM Piauí)

 

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Isabel Fonteles, realizou, nessa terça- feira (23), uma visita técnica a Maternidade e ao Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras.

A instituição de saúde é referência na área de obstétrica de baixa e média complexidade de todo o Território do Vale do Rio Canindé.

WhatsApp Image 2024-01-24 at 09.58.07 (1).jpeg

 

De acordo com a diretora geral do hospital, Tays Emanuelly, o Centro de Parto Normal (CPN) trouxe um aumento de 50% na realização de partos normais, bem como uma redução de 80% na realização de cesarianas dentre as pacientes admitidas no setor.

“Esses são resultados do processo de humanização e qualificação da assistência obstétrica com foco na aplicação das melhores evidencias científicas do empoderamento feminino como forma de transformar a cultura do parto e do nascimento. Em 2023, não tivemos nenhuma morte de neonatal ou materna”, ressaltou a diretora.

Já o enfermeiro obstetra, Wemerson Fontes destacou o apoio recebido do Governo do Estado.

“Em 2023 tivemos um grande apoio da Secretaria Estadual da Saúde o que possibilitou a aquisição de novos equipamentos que nos permite realizar um serviço de qualidade e de segurança para a população de Oeiras e de todo o Vale do Canidé”, disse.

WhatsApp Image 2024-01-24 at 09.58.05 (2).jpeg

 

Em quatro anos de funcionamento o CPN do hospital já realizou mais de 2 mil partos, uma média de 40 procedimentos mensais. Além disso, a Maternidade garante a todas as pacientes acesso a equipe médica e de enfermagem especializada 24 horas por dia, realizando cesarianas, acompanhamento de morbidades clínicas gestacionais de média complexidade e garantindo, dentro da rede de atenção obstétrica estadual, a referência e encaminhamento dos casos de alta complexidade de todos os 14 municípios que compõe o Território do Vale do Rio Canindé.

“Fico muito feliz em ver que o atendimento no Deolindo Couto conta com essa equipe multiprofissional, com a atenção a gestante desde a entrada até a saída. Possui salas de parto super equipadas e que passam toda a segurança para as mães, para que elas tenha um parto tranquilo e possa sair feliz com o seu recém nascido”, comentou Isabel Fonteles, enfatizando que a meta é que outros hospitais do estado possam também possam se tornar referência na humanização do parto.

WhatsApp Image 2024-01-24 at 09.58.05.jpeg

 

Para Isabel Fonteles, o cuidado com as crianças devem iniciar logo na gestação e ele estende-se a mãe. “Nossos esforços são para que todas as mães piauienses possam realizar no mínimo a sete consultas pré-natal e que esse atendimento seja humanizado e com muita qualidade, conforme observamos aqui no Deolindo Couto”, disse .

E para melhorar ainda mais seu atendimento, o CPN recebeu recentemente equipamentos que eram da antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa. “ Os equipamentos estavam em ótimo estado e com certeza estão fazendo diferença no atendimento às nossas gestantes e bebês. Isso somado ao empenho da equipe e de todo o processo de humanização, tem feito total diferença”, comentou Isabel Fonteles.

Isabel Fonteles  - (Reprodução )

Facebook