Matéria / Social

No Piauí, cresce em 50% o número de pessoas que fazem trabalho voluntário

Quantidade de voluntários no Estado saltou de 65 mil pessoas em 2016 para 97 mil em 2022

14/08/2023 | Redação
Número de voluntários no Piauí cresceu quase 50% nos últimos seis anos / (Foto: Portal O Dia)

 

O número de piauienses engajados em atividades voluntárias obteve um aumento significativo nos últimos seis anos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, o percentual de pessoas de 14 anos ou mais envolvidas em atividades voluntárias no estado saltou de 65 mil pessoas em 2016 para 97 mil em 2022, um crescimento de quase 50%. 

No Piauí, a realização de trabalho voluntário aumenta com a idade. Assim, a faixa etária da população que mais se envolve com o ações sociais é a de 50 anos ou mais de idade, com 4,2% do pessoal desse grupo etário. Na sequência vem a faixa etária de 25 a 49 anos, com 3,9%, e a faixa de 14 a 24 anos, com 2,3%.

Número de voluntários no Piauí cresceu quase 50% nos últimos seis anos  - (Reprodução/Instagram)

 

Número de voluntários no Piauí cresceu quase 50% nos últimos seis anos

O trabalho voluntário é caracterizado pelo envolvimento em atividades sem remuneração que visam beneficiar a comunidade. Seja individual ou através de sindicatos, associações e ONGs, esse tipo de serviço pode ser uma grande ferramenta de transformação social. A exemplo, podemos citar a história da estudante Isabela Moura, de 19 anos, que desenvolveu um projeto que leva marmitas para pessoas em situação de rua

Lançado no início de 2022, o “Teresina Sem Fome” visa arrecadar e distribuir alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem nas ruas de Teresina. O projeto surgiu a partir de uma discussão sobre os impactos da fome durante uma aula de redação na escola onde Isabela estudava. 

Trabalhos voluntários não tem remuneração e visam beneficiar a comunidade - (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Trabalhos voluntários não tem remuneração e visam beneficiar a comunidade

Assim como a estudante, diversas outras pessoas têm buscado fazer a sua parte no que diz respeito à preocupação com causas sociais. A Casa Pet, idealizada pela protetora de animais Raissa Rocha, realiza o acolhimento temporário de animais de rua de forma voluntária. Atuando em Teresina desde 2019, o local abriga mais de 160 animais. Além disso, todos os dias cerca de 120 bichinhos são alimentados nas ruas da cidade.

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, no cenário nacional, a participação no voluntariado também tem aumentado. Em 2016, cerca de 3,8% das pessoas havia realizado trabalho voluntário, número que aumentou para 4,2% em 2022.

Através de um prato de comida ou de um abrigo seguro, iniciativas como essas levam não só esperança e solidariedade à comunidade, mas evidenciam o impacto que uma única pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, pode ter quando decide agir em prol do bem coletivo.

 

Conheça outros projetos voluntários com atuação no Piauí

A APIPA é uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção e bem-estar dos animais, especialmente os em situação de rua, abandono ou maus-tratos. Fundada com o propósito de promover a conscientização sobre a importância da preservação e respeito aos animais, a APIPA atua por meio de ações de resgate, cuidados veterinários, adoção responsável e educação pública.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí é uma ONG dedicada ao enfrentamento do câncer e ao apoio a pacientes em tratamento oncológico. A organização atua por meio de uma rede de voluntárias que oferecem assistência direta aos pacientes em hospitais, clínicas e centros de tratamento oncológico. Essa assistência pode envolver desde o acompanhamento durante consultas médicas e sessões de tratamento até o fornecimento de informações sobre o câncer e suas opções de tratamento.

O grupo “Eu Quero Ajudar” realiza trabalhos voluntários voltados às pessoas de baixa renda ou de situação de rua em Teresina. Através de doações de cestas básicas, materiais escolares e outros tipos de serviços sociais, o grupo leva esperança às famílias teresinenses. 

 

Fonte: Portal O Dia

Facebook