Matéria / Social

Hemopi registra mais de 340 doações de sangue no Dia Mundial do Doador

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas

16/06/2023 | Redação
413 pessoas compareceram às unidades de coleta e 346 doaram efetivamente / (Foto: Ascom)

 

O Hemopi registrou um número expressivo de doações no Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

413 pessoas compareceram às unidades de coleta e 346 doaram efetivamente. O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, comemora o resultado. 

“Os doadores superaram as nossas expectativas para a data. E não podemos deixar de agradecer aos nossos colaboradores e parceiros que ajudaram a atingir um número tão expressivo de doações”, afirma.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

“Com o Junho Vermelho queremos reforçar que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda diária que chega até o Hemopi. O sangue é usado em procedimentos de urgência, emergência, eletivos e também no tratamento de doenças hematológicas e oncológicas, por isso precisamos manter um estoque de sangue e plaquetas sempre abastecido”, explica o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

 

Junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

 

Facebook