Matéria / Cidades

Piauí Shopping vai alterar rotina cultural em Picos e região

22/07/2013 | Edivan Araújo
/

O início das obras do Piauí Shopping em Picos vem provocando muita expectativa em relação a alteração da rotina cultural da região. Há mais de vinte anos sem cinema, algo que movimentava os finais de semana, a cidade conta hoje com poucas opções de lazer e atividades culturais.

A instalação do shopping como centro de compras tem fomentado expectativa em diversos setores da sociedade. Para o estudante de Comunicação Social, Eudys Abreu, a população picoense passará a ter uma cultura igual à dos grandes centros. “Teremos um espaço amplo de lazer com a galera”, confia. A mesma opinião é compartilhada por Danilo Bezerra, proprietário de um portal de notícias em Jaicós, município vizinho a Picos. Ele acredita que a população da grande região passará a incluir em sua rotina a visita regular ao shopping para realizar suas atividades de compra e lazer. A estudante de Direito Caroline Bernardes também divide a ideia de que o shopping vai alterar positivamente a rotina das pessoas.

A maioria dos picoenses relembra a época em que o cinema fazia parte da rotina de fim de semana com o Cine Spark. Após o fechamento do espaço as opções de lazer foram se limitando e produções cinematográficas de fama e até as produzidas na região ficaram restritas ao comércio pirata, sem se tornaram muito conhecidas. Testemunha dos anos dourados, em que o Cine Spark funcionava, o jornalista e diretor de TV, Odorico Carvalho, se declara otimista com a novidade. “Estou empolgado, acho que vai ser muito bom ter cinema de volta”, declara.

O Piauí Shopping terá lojas âncoras e mais de 180 lojas satélite, salas de cinema, praça de alimentação com mais de 500 lugares, estacionamento para mil vagas, espaço saúde e será totalmente climatizado, tendo em vista o clima quente da região. O modelo arquitetônico segue a tendência dos mais modernos shoppings do mundo. A localização privilegiada, próximo à Avenida Severo Eulálio, assegura a perspectiva de convergir ainda mais o público de toda a grande região, composta por mais de 40 municípios.

A jornalista e professora do curso de Comunicação Social da UESPI, Daiane Rufino, é taxativa: "Considero que os shoppings são espaços importantes para as cidades, porque oferecem conforto para consumidores além de lazer. Além de comprar as pessoas podem se reunir, conversar e a climatização é fundamental para o clima árido como o nosso. Os shoppings são como os antigos mercados, com mais sofisticação, é claro"

Antes mesmo de pronto, o novo centro de compras de Picos já começou a promover mudanças na rotina cultural da cidade. No final de semana o Piauí Shopping realizou o lançamento das obras com um coquetel para lojistas e apresentou uma exposição de automóveis clássicos do Clube do Carro Antigo de Teresina. A exposição aconteceu durante dois dias em Picos e foi aberta ao público no sábado na praça de alimentação, no Centro da cidade.

Por Luciano Barbosa

Facebook