Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza audiência pública com representantes do SISAR/PI

29/08/2013 | Edivan Araújo
/

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí uma audiência pública que discutiu o controle no abastecimento de água na zona rural do município. Participaram da audiência o presidente da câmara Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges), os vereadores Francisco Pedro de Sousa, Francisco José de Carvalho, Honorato, Francinauva, Ieda, Antônio Joaquim e Francisco João de Brito, além do secretário municipal de Administração Gilmar e populares.

A audiência foi coordenada por Jairo Menezes Bezerra coordenador do SISAR-PI (Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí) órgão indicado para gerir o abastecimento d`água no interior do município, que apresentou para os presentes todo organograma de funcionamento do sistema.

Segundo informou Jairo, para que o SISAR possa atuar em Santana do Piauí é preciso primeiro ser votado o projeto que garante ao órgão poder explorar o sistema de abastecimento de água da zona rural, depois o próprio SISAR se reunirá com as comunidades para tratar do projeto, e somente depois que 67% da população da localidade assinar o contrato é que será explorado o serviço.

Para Chico Borges esse projeto do SISAR vai resolver vários problemas de falta de água na zona rural, já que o próprio órgão é quem vai operar em cada localidade com um diferencial, o custo será muito menor do que é cobrado hoje pela Agespisa que explora o sistema da sede de Santana.

Segundo o presidente, vai se reunir com o prefeito do município Ricardo Gonçalves do PMDB, para discutir o assunto e pedir que o executivo mande para câmara um projeto de lei.

As localidades que serão beneficiadas a princípio serão Barro e Lagoa dos Marcelino, depois as demais localidades.

Facebook