Matéria / Cidades

Audiência vai debater o problema do abastecimento de água no município de Jaicós

04/10/2013 | Edivan Araújo
/

Abastecimento de água, um dos mais graves problemas enfrentados pela população do município de Jaicós, será tema de uma audiência pública que acontecerá no dia 18 de outubro, a partir das 15h, na Câmara Municipal.

O plenário havia aprovado, por unanimidade, um requerimento de autoria do vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB), solicitando a realização da audiência. Nesta sexta-feira (04), o parlamentar informou que presidência da Casa já se articula para realização do evento.

Diversos órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, como Agespisa, Codevasf, Idepi, Dnocs, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Estadual de  Desenvolvimento Rural, Funasa, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de deputados federal e estadual e outros representantes, foram convocados para debater a escassez de água e as medidas para solucionar o problema.

A estiagem, considerada a maior dos últimos 50 anos, castiga a população do município. A situação é mais crítica ainda na sede do município. O açude Tiririca, que por muitos anos garantiu com abundância o abastecimento da cidade, está quase seco. Poços tubulares perfurados pela Agespisa auxiliam no abastecimento, mas todo o volume ainda é insuficiente, e falta água nas torneiras.

A queima de bombas de captação agravou ainda mais a situação. A cidade, que tem uma população urbana estimada em cerca de 10 mil habitantes, ficou sem água nas torneiras por mais de 10 dias. Um verdadeiro caos. A demora na reposição do equipamento, segundo informou a Agespisa, foi provocada pela falta da bomba na regional de Picos, e até mesmo em Teresina.

http://cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/materia/Robim%20agespisa.JPG
Vereador Robim solicita bomba reserva para o Tiririca, em Jaicós.

Hoje, o vereador Robim esteve na sede da Agespisa, em Teresina, onde reivindicou a disponibilização de uma bomba reserva para o manancial que abastece a cidade de Jaicós. “Uma medida que se faz necessária, após a população ter amargado mais de uma semana sem água nas torneiras, causando verdadeiros transtornos aos consumidores”, disse.

Jaicós cercada de água

A solução definitiva do problema seria a construção de uma adutora. Duas grandes barragens estão construídas próximas a Jaicós - a barragem de Estreito, no município de Francisco Macedo, e a barragem Poço de Marruá, no município de Patos do Piauí – ambas, segundo o Governo, com capacidade para abastecer a cidade.

http://static.panoramio.com/photos/large/60177909.jpg
Barragem de Estreito, em Francisco Macedo



http://www.noticiei.com/2013/wp-content/uploads/2013/10/DSC02690.jpg
Açude Tiririca, em Jaicós

http://www.noticiei.com/2013/wp-content/uploads/2013/10/DSC02697.jpg
Açude Tiririca, em Jaicós

http://3.bp.blogspot.com/-Ck2yQ8dxlmo/Tq8VqugLIkI/AAAAAAAAI2Y/uvZKf3p1pbk/s1600/Po%25C3%25A7o%2BMarrua%2B%25283%2529.jpg
Barragem de Poço de Marrua, em Patos do Piauí

Fonte:Cidades Na Net

Facebook