Matéria / Cidades

Força Estadual do SUS leva mutirão de médicos para o interior do Piauí

08/10/2013 | Edivan Araújo
/

Começou pela cidade de Floriano, Sul do Piauí, o atendimento da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa do Governo do Estado visa proporcionar o atendimento para crianças do interior que precisam de cirurgia. O projeto envia pediatras da capital para realizar mutirão de atendimento em cidades do interior.
Antes da ação, os pacientes passam por uma avaliação para saber se há necessidade do procedimento cirúrgico. “São procedimentos de baixa complexidade, onde a pessoa sai do hospital no mesmo dia da operação”, revelou o cirurgião pediátrico Julião Alencar.
Mesmo sem entender muito bem o que é uma cirurgia, o pequeno Bruno Maciel, 7 anos, disse que está feliz com a cirurgia para retirar uma hérnia do seu umbigo. “Estou muito feliz porque vou fazer a cirurgia", disse o garoto.
Além de Floriano, o projeto deve passar pelas principais cidades do interior do estado. “Fomos a primeira cidade a receber o projeto. Aqui temos médicos de Teresina e de Floriano que vão realizar 40 procedimentos cirúrgicos nos dias 25 e 26 de outubro”, informou o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Pedro Attem.
Segundo o médico Ubiratan Martins, os casos de maior complexidade serão encaminhados para Teresina. “Antes de fazermos a transferência, já realizamos análises no paciente e ele já vai com a cirurgia marcada para o Hospital Infantil na capital”, destacou.


Fonte: G1 Piauí

Facebook